O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS SÃO PROVENIENTES DE DADOS COLETADOS DURANTE O ANO DE 2018, NUMA PESQUISA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS/MA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO, TAIS COMO: CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), DCNEI (2009), RCNEI, (1998), PME (2015-2024) E A BNCC (2017), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS LEGAIS E NO CONJUNTO DE TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM PESQUISAS E REFLEXÕES ACERCA DO TRINÔMIO: EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, E O, CONFORME A SABER: ARCE (2010), FARIA; DIAS (2012), KISHIMOTO (2012), KUHLMANN JR.(2010), QUINTEIRO (2003), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA E GERAÇÃO DOS DADOS, APLICADA A OITO SUJEITOS: SEIS EDUCADORAS, UMA COORDENADORA E UMA GESTORA. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, INVESTIGADA APESAR DE ESTAR SITUADA NUMA BASE PRECÁRIA DE FUNCIONAMENTO, POSSUI UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE PRIORIZA NAS PRÁTICAS DOCENTES, AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, PROPORCIONAR A INSTITUIÇÃO ESPAÇOS ADEQUADOS AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PALAVRAS-CHAVE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL.