GALVÃO, Érica Raiane De Santana. Concepções sobre currículo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59598>. Acesso em: 23/12/2024 01:07
O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR SOBRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES CURRICULARES QUE EMERGIRAM NO CAMPO DO CURRÍCULO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. PARA TANTO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO: A) COMPREENDER AS PRINCIPAIS VERTENTES TEÓRICAS QUE DISCUTEM O CAMPO DO CURRÍCULO; B) DISCUTIR SOBRE O CARÁTER POLÍTICO, IDEOLÓGICO E FILOSÓFICO DO CURRÍCULO. OS RESULTADOS APONTAM QUE AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DIFERENTES CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EMERGIRAM E CONVIVERAM (E CONVIVEM) NO ESPAÇO ESCOLAR. ESTAS CONCEPÇÕES SEMPRE TIVERAM ANCORADAS EM VISÕES ACERCA DO HOMEM, SOCIEDADE E CONHECIMENTO, O QUE FAZ O CURRÍCULO ASSUMIR, PORTANTO, UM CARÁTER POLÍTICO, IDEOLÓGICO E FILOSÓFICO. NAS DÉCADAS DE 60 E 70 OCORRERAM, DE FORMA MAIS INTENSA, AS CRÍTICAS A VISÃO PRESCRITIVA DE CURRÍCULO E NESSE CONTEXTO EMERGEM AS DISCUSSÕES ACERCA DO CURRÍCULO OCULTO. A PREOCUPAÇÃO RECAI PARA A ANÁLISE DO DISCURSO IMPLÍCITO NA MATERIALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES E NAS RELAÇÕES DE PODER SOCIAL, ECONÔMICO E IDEOLÓGICO DOMINANTES NESSE DISCURSO. SE PASSA A QUESTIONAR OS SENTIDOS UNIFORMIZADORES, ESTÁTICOS, INDIVIDUALISTAS QUE SE MATERIALIZAM NO CURRÍCULO, COMO TAMBÉM INCORPORAR DISCUSSÕES ACERCA DE ETNIA, RAÇA, GÊNERO, CLASSE E SEXO NAS SUAS RELAÇÕES COM A CULTURA.