CONSIDERANDO OS ALTOS E CONSTANTES ÍNDICES DE PRECÁRIO OU NULO DESEMPENHO EM AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS, REVELANDO CRITICAMENTE ALUNOS AINDA NÃO ALFABETIZADOS OU SEMIALFABETIZADOS, PERCEBEMOS QUE HÁ MUITO A SER DISCUTIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, O QUE INDISSOCIAVELMENTE REMETE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SEJA ELA DE CARÁTER INICIAL OU CONTINUADA. DIANTE DISSO, SURGE A NECESSIDADE DE CONHECER O PERFIL DOS PROFESSORES QUE LECIONAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MAIS PRECISAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, E ATÉ QUE PONTO A ATUAÇÃO FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA CONTRIBUI PARA O AUMENTO DAS DIFICULDADES DO PROFESSOR-ALFABETIZADOR NA (RES) SIGNIFICAÇÃO DO O QUÊ E DO COMO ENSINAR. PARA TAL, NORTEIAM ESSA PESQUISA QUESTÕES COMO: POR QUE AINDA HÁ ESCOLAS BRASILEIRAS ONDE OS DOCENTES NÃO ATUAM NAS SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA? QUE TIPOS DE PREJUÍZOS PEDAGÓGICOS ESSA PROBLEMÁTICA PODE CAUSAR AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? ASSIM, TEMOS COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS DIFICULDADES NA (RES) SIGNIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINAGEM DO PROFESSOR-ALFABETIZADOR DIANTE DA ATUAÇÃO DOCENTE FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TRAÇAR O PERFIL DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ICÓ; E IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DOCENTES QUE ATUAM FORA DA ÁREA DE SUA FORMAÇÃO. POR FIM, A TEMÁTICA É RELEVANTE POR SE TRATAR DE UM DOS FATORES QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NA PRODUÇÃO DOS RESULTADOS ESPERADOS NO AMBIENTE PEDAGÓGICO, AFINAL A REFERÊNCIA DO PROFESSOR SE SOBRESSAI A QUALQUER OUTRA NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO.