ESSE ARTIGO TEM POR FINALIDADE VISAR A UTILIDADE DA ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA, NO QUAL TEM COMO OBJETIVO TRAÇAR AS CARACTERÍSTICAS DE FORMAÇÃO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E BIBLIOGRÁFICA DOS PESQUISADORES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS, IDENTIFICANDO O PERFIL DE CADA PESQUISADOR E SUA FORMAÇÃO DENTRE OS PERÍODOS DE 2012 A 2017, REUNINDO INFORMAÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DA NPPGI’S. REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E LEVANTAMENTO DE DADOS. NESTE CONTEXTO PRETENDE-SE DEMONSTRAR OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DA PESQUISA E A IMPORTÂNCIA DE SE DESENVOLVER UMA EDUCAÇÃO CIENTIFICA, USANDO ABORDAR UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSOR COM ÊNFASE EM PESQUISA NO ÂMBITO ESCOLAR, OBJETIVANDO A ANÁLISE E DISCURSÃO ACERCA DO CONCEITO DE PROFESSOR PESQUISADOR. A PESQUISA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PRÁTICA DOCENTE, POIS O MESMO A PARTIR DO MOMENTO QUE ASSUME A POSTURA DE UM PESQUISADOR COMPROMETE-SE COM A ELABORAÇÃO PRÓPRIA, COM O QUESTIONAMENTO, A FORMAÇÃO DA CIDADANIA, A CRIATIVIDADE E A DESCOBERTA DE NOVOS CONCEITOS, TENTO COMO FINALIDADE O CONHECIMENTO DA REALIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA E VISANDO A MELHORIA DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DE SEUS COLEGAS DE PROFISSÃO.