UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES COM O LABORATÓRIO ITINERANTE - LABCED
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62857 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5344 "inscrito_id" => 44 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES COM O LABORATÓRIO ITINERANTE - LABCED" "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES TEM PAPEL SIGNIFICATIVO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE QUANDO VEM ACOMPANHADA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. MEDIANTE ESSAS PERSPECTIVAS, O REFERIDO TRABALHO É ORIGINÁRIO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ, COM A OFERTA DE MINICURSOS NAS ÁREAS SUPRACITADAS, INTITULADO DE LABCED ITINERANTE, QUE TEM COMO INTUITO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, DE FORMA QUE HAJA UMA ATUAÇÃO CONDIZENTE COM AS NORMAS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE, ONDE OS PROFESSORES CURSISTAS TEM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR CONHECIMENTO SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS, ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES AFINS, E PROPORCIONAR POSSIBILIDADES E VIABILIZAÇÃO DE INCUMBÊNCIAS DO LABORATÓRIO NAS ESCOLAS, CONTEXTUALIZANDO TAIS PRÁTICAS COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). PARA REALIZAR ESSA PESQUISA CONTOU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, DA CREDE 03, EM ACARAÚ-CE. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ON LINE E DE ANÁLISE DESSAS RESPOSTAS. OBTEVE-SE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA, VISTO QUE OS EFEITOS DO MINICURSO LABCED GERARAM EFEITOS CONSIDERÁVEIS E ACARRETOU NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS E MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO, A PARTIR DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, ALÉM DE ESTIMULAR O PROFESSOR LOTADO NAQUELAS DISCIPLINAS A UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA, ATINGINDO-SE, PORTANTO OS OBJETIVOS TRAÇADOS INICIALMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, MATERIAL ESTRUTURADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID44_02102019232438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS" "autor_nome_curto" => "TÚLIO VASCONCELLOS" "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62857 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5344 "inscrito_id" => 44 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES COM O LABORATÓRIO ITINERANTE - LABCED" "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES TEM PAPEL SIGNIFICATIVO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE QUANDO VEM ACOMPANHADA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. MEDIANTE ESSAS PERSPECTIVAS, O REFERIDO TRABALHO É ORIGINÁRIO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ, COM A OFERTA DE MINICURSOS NAS ÁREAS SUPRACITADAS, INTITULADO DE LABCED ITINERANTE, QUE TEM COMO INTUITO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, DE FORMA QUE HAJA UMA ATUAÇÃO CONDIZENTE COM AS NORMAS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE, ONDE OS PROFESSORES CURSISTAS TEM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR CONHECIMENTO SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS, ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES AFINS, E PROPORCIONAR POSSIBILIDADES E VIABILIZAÇÃO DE INCUMBÊNCIAS DO LABORATÓRIO NAS ESCOLAS, CONTEXTUALIZANDO TAIS PRÁTICAS COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). PARA REALIZAR ESSA PESQUISA CONTOU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, DA CREDE 03, EM ACARAÚ-CE. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ON LINE E DE ANÁLISE DESSAS RESPOSTAS. OBTEVE-SE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA, VISTO QUE OS EFEITOS DO MINICURSO LABCED GERARAM EFEITOS CONSIDERÁVEIS E ACARRETOU NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS E MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO, A PARTIR DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, ALÉM DE ESTIMULAR O PROFESSOR LOTADO NAQUELAS DISCIPLINAS A UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA, ATINGINDO-SE, PORTANTO OS OBJETIVOS TRAÇADOS INICIALMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, MATERIAL ESTRUTURADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID44_02102019232438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS" "autor_nome_curto" => "TÚLIO VASCONCELLOS" "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }