A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES TEM PAPEL SIGNIFICATIVO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE QUANDO VEM ACOMPANHADA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. MEDIANTE ESSAS PERSPECTIVAS, O REFERIDO TRABALHO É ORIGINÁRIO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ, COM A OFERTA DE MINICURSOS NAS ÁREAS SUPRACITADAS, INTITULADO DE LABCED ITINERANTE, QUE TEM COMO INTUITO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, DE FORMA QUE HAJA UMA ATUAÇÃO CONDIZENTE COM AS NORMAS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE, ONDE OS PROFESSORES CURSISTAS TEM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR CONHECIMENTO SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS, ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES AFINS, E PROPORCIONAR POSSIBILIDADES E VIABILIZAÇÃO DE INCUMBÊNCIAS DO LABORATÓRIO NAS ESCOLAS, CONTEXTUALIZANDO TAIS PRÁTICAS COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). PARA REALIZAR ESSA PESQUISA CONTOU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, DA CREDE 03, EM ACARAÚ-CE. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ON LINE E DE ANÁLISE DESSAS RESPOSTAS. OBTEVE-SE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA, VISTO QUE OS EFEITOS DO MINICURSO LABCED GERARAM EFEITOS CONSIDERÁVEIS E ACARRETOU NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS E MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO, A PARTIR DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, ALÉM DE ESTIMULAR O PROFESSOR LOTADO NAQUELAS DISCIPLINAS A UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA, ATINGINDO-SE, PORTANTO OS OBJETIVOS TRAÇADOS INICIALMENTE.