EM ANGOLA VERIFICA-SE UMA VONTADE DE ENCARRAR O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO COBRANDO DO GOVERNO ANGOLANO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS, PÚBLICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL EMBORA AINDA HAJA UM LONGO CAMINHO A PERCORRER. PODE-SE PERCEBER QUE EMBORA AS POLÍTICAS CONCEDAM DIREITO À EDUCAÇÃO PARA TODOS, MUITAS SÃO AS LIMITAÇÕES QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS TÊM ENCONTRADO, AINDA QUE HAJA DECRETOS PRESIDENCIAIS A DEFINIR OS DIREITOS DESSAS PESSOAS. NESTE SENTIDO, ELABORAMOS ESTE ARTIGO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ANGOLA. SABEMOS QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A EDUCAÇÃO PASSOU POR PROFUNDAS MODIFICAÇÕES DE REFORMAS EDUCATIVAS. A METODOLOGIA CARACTERIZOU-SE POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. O RESULTADO APONTOU QUE HOUVE UM DESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSOANTE O ESFORÇO DO GOVERNO QUE IMPLEMENTOU ALGUNS PROGRAMAS DE MOBILIZAÇÃO E QUE APROXIMOU AS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PODEREM ESTAR EM SALA DE AULA PELA PRIMEIRA VEZ.