ESTE ARTIGO BUSCA VERIFICAR POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OS ESTUDOS RELACIONADOS À ADOLESCÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. DESSA FORMA, APRESENTAMOS NO TEXTO ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES À ADOLESCÊNCIA, COMPREENDIDA COMO CATEGORIA HISTÓRICA E SOCIALMENTE CONSTITUÍDA E À ESPIRITUALIDADE COMO DIMENSÃO QUE ABRANGE TODO O SER HUMANO, INTEGRANDO INTERIORIDADE E EXTERIORIDADE. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES DE AUTORES COMO: COIMBRA; BOCCO; NASCIMENTO (2005), DAL-FARRA (2010), SANTOS (2010), LEONARDO BOFF (2012), REICHOW (2015), RIBEIRO ET.AL (2016), E DE DOCUMENTOS LEGAIS COMO LDBEN, 9394/1996, ECA/1990, E CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (1946). ASSIM, AS REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA EVIDENCIAM SUA RELEVÂNCIA NOS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A SAÚDE E EDUCAÇÃO DO ADOLESCENTE, POIS FAVORECE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE, PREVENÇÃO, CUIDADO E EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ.