O TRABALHO DOCENTE DEMANDA UM SEM-NÚMERO DE ELEMENTOS. TRATA-SE DE UM TECIDO COMPLEXO QUE ENTRECRUZA LINHAS DE ORDEM SÓCIO-HISTÓRICA, MATERIAL, AFETIVA, PSICOSSOCIAL E ACADÊMICA. ESTE TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR BACHAREL ATUANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NOSSO OBJETIVO É DISCUTIR QUE SABERES ESSE PROFESSOR DÁ CONTA DE CONSTRUIR AO LONGO DE SUA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA. MAIS ESPECIFICAMENTE, BUSCAMOS IDENTIFICAR QUAIS SABERES O PROFESSOR BACHAREL PRIVILEGIA NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO RECORREMOS À ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA. APÓS UMA ENTREVISTA NARRATIVA, A AUTORA SOLICITOU AO AUTOR/SUJEITO QUE REDIGISSE UMA CARTA CONTENDO ENTRE 750 E 1000 PALAVRAS ENDEREÇADA A ELE MESMO, MAS NO PAPEL DE UM OUTRO. É POSSÍVEL APONTAR NA CARTA TRÊS GRANDES ORDENS DE SABERES: (1) ÉTICO-AFETIVA; (2) DIDÁTICO-PEDAGÓGICA; (3) INSTITUCIONAL. OS SABERES DE ORDEM ÉTICO-AFETIVA DIZEM RESPEITO A UM CONJUNTO DE POSICIONAMENTOS QUE O EU-DESTINATÁRIO DEVERIA ASSUMIR DIANTE DE DETERMINADOS DESAFIOS, SEJAM ESSES DESAFIOS BUROCRÁTICOS OU RELACIONAIS. OS SABERES DE ORDEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ESTÃO RELACIONADOS A POSTURAS E PROCEDIMENTOS MAIS DIRECIONADOS AO TRATO COM OS ESTUDANTES E À SALA DE AULA. POR SUA VEZ, OS SABERES DE ORDEM INSTITUCIONAL INCIDEM SOBRE ASPECTOS E PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS. SABERES DE DIFERENTES ORDENS APARECEM ORA ISOLADAMENTE, ORA JUSTAPOSTOS OU MESMO SOBREPOSTOS, COM CERTOS TRECHOS FACILMENTE ENCAIXÁVEIS EM MAIS DE UMA CATEGORIA.