Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES NA UERN

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, PSICÓLOGO, PSICOLOGIA EDUCACIONAL Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59189
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3505
    "inscrito_id" => 5208
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES NA UERN"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE. JUNTO À IDEIA DE QUE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL AINDA É POUCO DIFUNDIDA NO ENSINO SUPERIOR. BUSCA-SE COMPREENDER, TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E ANALISAR SE É POSSÍVEL E SE HÁ NECESSIDADE DE EXPANDIR O ENSINO DE PSICOLOGIA PARA OS DEMAIS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. PARA TANTO FOI UTILIZADO MÉTODO DE ANÁLISE QUALITATIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GIL (2002),  SANTOS E DIAS (2015), ZAVADSKI E FACCI (2012), NEVES & DALGALARRONDO (2007), CARNEIRO, & BAPTISTA, (2012) E CERCHIARI, CAETANO, & FACCENDA (2005). INICIALMENTE COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENCIAL E POSTERIORMENTE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E PROFESSOR DA UERN. DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL É AINDA POUCO DIFUNDIDA NO ENSINO SUPERIOR, OCUPANDO ESPAÇOS UM POUCO MAIORES EM CURSOS DE LICENCIATURA, NO ENTANTO A PSICOLOGIA EDUCACIONAL VAI ALÉM DO ATENDIMENTO AOS DISCENTES E DOCENTES NA FORMA DE CLÍNICA, PODENDO ATUAR EM PLANEJAMENTOS, ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO, PROPOSTAS CURRICULARES, DENTRE OUTROS CAMPOS. CONCLUIU-SE, PORTANTO, QUE AS INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR NECESSITAM DE MAIOR COBERTURA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA AS DEMAIS ATIVIDADES AQUI TRAZIDAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, PSICÓLOGO, PSICOLOGIA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5208_22092019163910.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YSMILLA KATALANA OLIVEIRA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "YSMILLA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ysmilla_katalana@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59189
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3505
    "inscrito_id" => 5208
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES NA UERN"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE. JUNTO À IDEIA DE QUE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL AINDA É POUCO DIFUNDIDA NO ENSINO SUPERIOR. BUSCA-SE COMPREENDER, TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E ANALISAR SE É POSSÍVEL E SE HÁ NECESSIDADE DE EXPANDIR O ENSINO DE PSICOLOGIA PARA OS DEMAIS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. PARA TANTO FOI UTILIZADO MÉTODO DE ANÁLISE QUALITATIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GIL (2002),  SANTOS E DIAS (2015), ZAVADSKI E FACCI (2012), NEVES & DALGALARRONDO (2007), CARNEIRO, & BAPTISTA, (2012) E CERCHIARI, CAETANO, & FACCENDA (2005). INICIALMENTE COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENCIAL E POSTERIORMENTE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E PROFESSOR DA UERN. DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL É AINDA POUCO DIFUNDIDA NO ENSINO SUPERIOR, OCUPANDO ESPAÇOS UM POUCO MAIORES EM CURSOS DE LICENCIATURA, NO ENTANTO A PSICOLOGIA EDUCACIONAL VAI ALÉM DO ATENDIMENTO AOS DISCENTES E DOCENTES NA FORMA DE CLÍNICA, PODENDO ATUAR EM PLANEJAMENTOS, ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO, PROPOSTAS CURRICULARES, DENTRE OUTROS CAMPOS. CONCLUIU-SE, PORTANTO, QUE AS INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR NECESSITAM DE MAIOR COBERTURA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA AS DEMAIS ATIVIDADES AQUI TRAZIDAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, PSICÓLOGO, PSICOLOGIA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5208_22092019163910.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YSMILLA KATALANA OLIVEIRA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "YSMILLA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ysmilla_katalana@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE. JUNTO À IDEIA DE QUE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL AINDA É POUCO DIFUNDIDA NO ENSINO SUPERIOR. BUSCA-SE COMPREENDER, TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E ANALISAR SE É POSSÍVEL E SE HÁ NECESSIDADE DE EXPANDIR O ENSINO DE PSICOLOGIA PARA OS DEMAIS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. PARA TANTO FOI UTILIZADO MÉTODO DE ANÁLISE QUALITATIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GIL (2002), SANTOS E DIAS (2015), ZAVADSKI E FACCI (2012), NEVES & DALGALARRONDO (2007), CARNEIRO, & BAPTISTA, (2012) E CERCHIARI, CAETANO, & FACCENDA (2005). INICIALMENTE COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENCIAL E POSTERIORMENTE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E PROFESSOR DA UERN. DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL É AINDA POUCO DIFUNDIDA NO ENSINO SUPERIOR, OCUPANDO ESPAÇOS UM POUCO MAIORES EM CURSOS DE LICENCIATURA, NO ENTANTO A PSICOLOGIA EDUCACIONAL VAI ALÉM DO ATENDIMENTO AOS DISCENTES E DOCENTES NA FORMA DE CLÍNICA, PODENDO ATUAR EM PLANEJAMENTOS, ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO, PROPOSTAS CURRICULARES, DENTRE OUTROS CAMPOS. CONCLUIU-SE, PORTANTO, QUE AS INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR NECESSITAM DE MAIOR COBERTURA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA AS DEMAIS ATIVIDADES AQUI TRAZIDAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.