O PRESENTE TRABALHO PRETENDE ABORDAR ACERCA DA BARBÁRIE ATUAL, GERADORA DE OPRESSÃO E EXCLUSÃO, TENDO COMO PRINCIPAL MEIO DE TRANSFORMAÇÃO DESSA PROBLEMÁTICA A EDUCAÇÃO, TAL, SENDO MEDIADA POR EDUCADORES AFETIVOS QUE PRODUZAM SERES EMANCIPADOS, CRÍTICOS E REFLEXIVOS, A FIM DE CONSTRUIR HÁBITOS RELEVANTES PARA A PAZ SOCIAL. UTILIZAMO-NOS DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, E DE RELEVANTES CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DE ADORNO (1995), FREIRE (1996), SILVA (2003), BRANDÃO (2012) DENTRE OUTROS. OBTIVEMOS COMO RESULTADO PARA O COMBATE A BARBÁRIE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, ONDE PREPARA E TRANSFORMA O INDIVÍDUO COMO SER HUMANIZADO E SOCIAL, DESTACA-SE ALÉM, A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA DO EDUCADOR, POIS O MESMO AFETA DIRETAMENTE NA VIDA DO ALUNO E É RESPONSÁVEL POR ESTIMULAR AS POTÊNCIAS DE AÇÕES DOS EDUCANDOS BEM COMO INSTIGÁ-LOS AO DIÁLOGO, AUTONOMIA E CRITICIDADE, FORMANDO ENTÃO FUTUROS CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE, QUE SEMPRE BUSQUEM O BEM COMUM.