A DISCIPLINA DE QUÍMICA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ADOLESCENTE. NO ENTANTO, É VISTA POR MUITOS COMO UMA DISCIPLINA, CHATA E DIFÍCIL. GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS POSSUI AVERSÃO A SEUS CONTEÚDOS, OUTROS APENAS DECORAM E POUCOS SÃO OS QUE POSSUEM AFINIDADE COM ESTA CIÊNCIA. A AVERSÃO A ESTA DISCIPLINA ESTÁ RELACIONADA À EXPOSIÇÕES DESCONTEXTUALIZADAS QUE NÃO DEMONSTRAM RELAÇÕES COM O COTIDIANO. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR, O QUANTO OS EXPERIMENTOS REALMENTE MELHORAM O INTERESSE NA DISCIPLINA E QUAL A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS EXPERIMENTOS REALIZADOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ASSOCIADOS AO CONTEÚDO TEÓRICO, PROMOVE O INTERESSE PELA DISCIPLINA E A BUSCA DO DISCENTE POR RESPOSTAS ÀS SUAS DÚVIDAS. COM A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO É POSSÍVEL MELHORAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA E DEMONSTRAR QUE A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES.