A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL OBSERVADAS NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58461 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3713 "inscrito_id" => 13636 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL OBSERVADAS NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA VISITA A UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA- CE. ESSA VISITA TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA VIVÊNCIA LÚDICA QUE TRABALHASSE O COGNITIVO, A AFETIVIDADE E A MOTRICIDADE, ESTIMULANDO A EXPLORAÇÃO DO CORPO E A EXTERNALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO E DA INTERAÇÃO. A VIVÊNCIA OCORREU EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE. NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DUAS PARTES, O ESPELHO DAS EMOÇÕES E ESPELHO DO CORPO. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE UMA BRINCADEIRA CHAMADA DE DANÇA DAS CORES, UMA ESPÉCIE DE JUST DANCE SEM VÍDEO GAMES. PARA FINALIZAR, REALIZAMOS UM MOMENTO DE RELAXAMENTO PARA DEVOLVER A TURMA TRANQUILA PARA A PROFESSORA. PARA CONSTRUÇÃO DE DADOS, VALEU-SE DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE VISITA E DA ANÁLISE DA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM AS CRIANÇAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A TEORIA INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY (APUD IVIC, 2010), A AFETIVIDADE PARA HENRI WALLON (APUD GALVÃO, 1987), A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CARVALHO (1992) E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PERCEBEU-SE QUE, AINDA QUE SEJA INDISPENSÁVEL PARA FORMAÇÃO INFANTIL, A PRÁTICA PSICOMOTORA É ESCASSA E NEGLIGENCIADA NA SALA DE AULA REGULAR DEVIDO ÀS DEMANDAS QUE O PROFESSOR TEM QUE DAR CONTA E À FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DO MESMO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LUDICIDADE, EMOÇÕES, EMOÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID13636_01102019194243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JECÓLIA REMÁLIA DE MORAIS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "REMÁLIA MORAIS" "autor_email" => "jecolia.remalia@gmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58461 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3713 "inscrito_id" => 13636 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL OBSERVADAS NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA VISITA A UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA- CE. ESSA VISITA TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA VIVÊNCIA LÚDICA QUE TRABALHASSE O COGNITIVO, A AFETIVIDADE E A MOTRICIDADE, ESTIMULANDO A EXPLORAÇÃO DO CORPO E A EXTERNALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO E DA INTERAÇÃO. A VIVÊNCIA OCORREU EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE. NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DUAS PARTES, O ESPELHO DAS EMOÇÕES E ESPELHO DO CORPO. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE UMA BRINCADEIRA CHAMADA DE DANÇA DAS CORES, UMA ESPÉCIE DE JUST DANCE SEM VÍDEO GAMES. PARA FINALIZAR, REALIZAMOS UM MOMENTO DE RELAXAMENTO PARA DEVOLVER A TURMA TRANQUILA PARA A PROFESSORA. PARA CONSTRUÇÃO DE DADOS, VALEU-SE DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE VISITA E DA ANÁLISE DA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM AS CRIANÇAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A TEORIA INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY (APUD IVIC, 2010), A AFETIVIDADE PARA HENRI WALLON (APUD GALVÃO, 1987), A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CARVALHO (1992) E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PERCEBEU-SE QUE, AINDA QUE SEJA INDISPENSÁVEL PARA FORMAÇÃO INFANTIL, A PRÁTICA PSICOMOTORA É ESCASSA E NEGLIGENCIADA NA SALA DE AULA REGULAR DEVIDO ÀS DEMANDAS QUE O PROFESSOR TEM QUE DAR CONTA E À FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DO MESMO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LUDICIDADE, EMOÇÕES, EMOÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID13636_01102019194243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JECÓLIA REMÁLIA DE MORAIS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "REMÁLIA MORAIS" "autor_email" => "jecolia.remalia@gmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }