O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA VISITA A UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA- CE. ESSA VISITA TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA VIVÊNCIA LÚDICA QUE TRABALHASSE O COGNITIVO, A AFETIVIDADE E A MOTRICIDADE, ESTIMULANDO A EXPLORAÇÃO DO CORPO E A EXTERNALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO E DA INTERAÇÃO. A VIVÊNCIA OCORREU EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE. NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DUAS PARTES, O ESPELHO DAS EMOÇÕES E ESPELHO DO CORPO. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE UMA BRINCADEIRA CHAMADA DE DANÇA DAS CORES, UMA ESPÉCIE DE JUST DANCE SEM VÍDEO GAMES. PARA FINALIZAR, REALIZAMOS UM MOMENTO DE RELAXAMENTO PARA DEVOLVER A TURMA TRANQUILA PARA A PROFESSORA. PARA CONSTRUÇÃO DE DADOS, VALEU-SE DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE VISITA E DA ANÁLISE DA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM AS CRIANÇAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A TEORIA INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY (APUD IVIC, 2010), A AFETIVIDADE PARA HENRI WALLON (APUD GALVÃO, 1987), A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CARVALHO (1992) E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PERCEBEU-SE QUE, AINDA QUE SEJA INDISPENSÁVEL PARA FORMAÇÃO INFANTIL, A PRÁTICA PSICOMOTORA É ESCASSA E NEGLIGENCIADA NA SALA DE AULA REGULAR DEVIDO ÀS DEMANDAS QUE O PROFESSOR TEM QUE DAR CONTA E À FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DO MESMO.