A MEDITAÇÃO TEM SIDO ALVO DE PROCURA DEVIDO AOS BENEFÍCIOS QUE PROPORCIONA NO ORGANISMO HUMANO, COMPROVADOS E APRESENTADOS POR PESQUISAS PRECISAS NO UNIVERSO DA MEDICINA E NEUROCIÊNCIA. SEU USO NO AMBIENTE ESCOLAR, ONDE HÁ A FORMAÇÃO DE VALORES, HÁBITOS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PASSA A SER UMA BOA OPÇÃO E ESSE ESTUDO OBJETIVA PROPICIAR UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE ESSAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES.
ESSA PESQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, PRETENDE ABORDAR OS PARÂMETROS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS, DEVENDO SER REALIZADA COM 20 ALUNOS DE UMA ESCOLA DE FORTALEZA, CEARÁ, NA FAIXA ETÁRIA DE 15 Á 16 ANOS, QUE CURSEM O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E COMPROMETAM-SE A PARTICIPAR DE 5 MINUTOS DE MEDITAÇÃO, FACILITADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TANTO NA ACOLHIDA, QUANTO APÓS O INTERVALO. A COLETA DE DADOS SERÁ REALIZADA EM DOIS MOMENTOS USANDO COMO INSTRUMENTOS UM QUESTIONÁRIO E O FORMULÁRIO WHOQOL-BREF, ATINENTE A QV. PARA ANÁLISE DE DADOS, SERÁ UTILIZADO O GOOGLE FORMS.
AO RESPONDER O QUESTIONÁRIO, ESPERA-SE QUE 70-75% DOS ALUNOS AFIRMEM TER DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ANSIEDADE OU E TDH, AO PASSAR 6 MESES EXPOSTOS AOS ESTUDOS, ESPERA-SE MELHORA EM RELAÇÃO A SUA SITUAÇÃO, DEMONSTRANDO MAIS FACILIDADE DE ABSORVER O CONTEÚDO E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL NO QUE DIZ RESPEITO A REDUÇÃO DESSES E AUMENTO DE CONDUTAS POSITIVAS AFETANDO NA QUALIDADE DE VIDA. TAIS DESCOBERTAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA O MELHOR DESENVOLVIMENTO DOS ESCOLARES, ASSIM COMO AUXILIAR EM SUA QUALIDADE DE VIDA DURANTE OS CONTURBADOS ANOS DE ENSINO MÉDIO E NA PEDAGOGIA.