O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) É UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ E MUNICÍPIOS CEARENSES COM A FINALIDADE DE APOIAR OS MUNICÍPIOS PARA ALFABETIZAR OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ATÉ O FINAL DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR A INSERÇÃO DO ACERVO LITERÁRIO DO PAIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA TAPEBA, LOCALIZADA EM CAUCAIA-CE E PERCEBER ATRAVÉS DO RELATO DOS PROFESSORES SE A CULTURA INDÍGENA TAPEBA É TRABALHADA POR ELES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MENCIONADO ACERVO. PARTICIPARAM TRÊS DOCENTES, COM AS QUAIS UTILIZAMOS A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DOS DADOS. APRESENTA-SE NESSE TRABALHO CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS RELACIONADAS AOS TEMAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC), CULTURA, DENTRE OUTROS. APÓS SEREM ANALISADOS, OS DADOS, MOSTRAM QUE PARA AS DOCENTES QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA A CULTURA INDÍGENA TAPEBA ESTÁ RELACIONADA A DANÇA (TORÉ), A CULINÁRIA, O ARTESANATO, A RELIGIÃO E A MANEIRA DE SE VESTIR. NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DO ACERVO LITERÁRIO DO PAIC AS DOCENTES CONSIDERAM QUE É POSSÍVEL TRABALHAR A CULTURA INDÍGENA TAPEBA, DESDE QUE O LIVRO TENHA ALGUM ASSUNTO QUE ELAS POSSAM CONTEXTUALIZAR COM A REFERIDA CULTURA.