ESTAMOS INSERIDOS NUM CONTEXTO GLOBAL ONDE HÁ UMA BUSCA CONSTANTE PARA DEFINIMOS E DARMOS ALUSÃO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL. É DIANTE DESSE CONTEXTO DE COMPLEXIDADE QUE ENCONTRA-SE O DOCENTE COMO FORMADOR DE PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO É CONHECER OS FUNDAMENTOS E PRESSUPOSTOS QUE SUSTENTAM A FORMAÇÃO DO DOCENTE FISIOTERAPEUTA. NESSE MOVIMENTO, VALE RESSALTAR QUE É UM PROCESSO COMPLEXO, PERMEADO POR QUESTÕES DE ORDEM SOCIAL, POLÍTICA, ECONÔMICA, CULTURAL E EXISTENCIAL. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DO TIPO QUALITATIVA COM ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA HERMENÊUTICA DIALÉTICA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM TRÊS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS QUE ATUAM COMO DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR E SÃO EGRESSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA – CEARÁ. UTILIZAMOS COMO COLETA DE DADOS A ENTREVISTA REFLEXIVA E PARA ANALISAR OS DADOS FOI REALIZADA A TÉCNICA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO TEVE COMO QUESTÃO NORTEADORA: QUAIS OS FUNDAMENTOS E PRESSUPOSTOS QUE FORMAM OS DOCENTES FISIOTERAPEUTAS? OS RESULTADOS NOS MOSTRAM QUE OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CURRICULAR CONTRIBUEM NA APREENSÃO DOS FENÔMENOS QUE SE PRODUZEM NA FORMAÇÃO DOCENTE, ONDE SEJAM NOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO, SEJAM NO CONTEXTO DA REALIDADE DA PRÁTICA PROFISSIONAL QUE ESTEJAM INSERIDOS, AS DIMENSÕES SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA VIGENTES INFLUENCIAM AS NECESSIDADES MOMENTÂNEAS NO TRABALHO DOS DOCENTES. E AINDA NA PRÁTICA ENQUANTO MOMENTO DE RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO, ENCONTRA O FUNDAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA RELAÇÃO DIALÓGICA, QUE PROPORCIONA O RESULTADO DA INTEGRALIDADE.