AS AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO HABITUALMENTE TRADICIONAIS, ONDE O PROFESSOR TRAZ A AULA NA
FORMA EXPOSITIVA POR MEIO DE SLIDES, LIVROS DIDÁTICOS OU FAZENDO USO DO QUADRO. ATUALMENTE A
IDEIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO VEM SENDO ACEITA, NÃO CONSIDERANDO A FORMA EXPOSITIVA
ERRÔNEA, MAS SALIENTANDO QUE HÁ OUTRAS MANEIRAS QUE CONDUZEM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO,
COMO OS JOGOS DIDÁTICOS QUE OS PERMITEM MAIOR INTERAÇÃO COM O ASSUNTO E COM O MEIO SOCIAL.
QUANDO SE TRATA DO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA OS RELATOS DE DISCENTES SÃO DE AULAS EXTENSAS
CAUSANDO MAIORES DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, POIS TRAZEM CARACTERÍSTICAS, NOMENCLATURAS E
EVOLUÇÃO DOS GRUPOS ZOOLÓGICOS, ABRANGENDO MUITA TEORIA E PALAVRAS NOVAS. O PRESENTE
TRABALHO TRATA-SE DE UMA OFICINA DE JOGOS DIDÁTICOS REALIZADA NA ESCOLA ANTÔNIO CORREIA DE
ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE - PE, NA TURMA DO SÉTIMO ANO, A TURMA DE 30 ALUNOS FOI
DIVIDIDA EM QUATRO GRUPOS. A ELES FORAM DESIGNADOS GRUPOS ZOOLÓGICOS ENTRE INVERTEBRADOS E
VERTEBRADOS, CADA EQUIPE ESCOLHEU UM JOGO DIDÁTICO PARA PRODUZIR SOBRE O CONTEÚDO ATRIBUÍDO.
FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS QUATRO JOGOS, ONDE PUDERAM SOCIALIZAR COM A COMUNIDADE
ESCOLAR OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS, A PARTIR DESTES ESTUDARAM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS
DOS ANIMAIS, EVOLUÇÃO E NOMENCLATURA DOS GRUPOS. DIANTE DAS ATIVIDADES REALIZADAS OS
DISCENTES DESENVOLVERAM O ENSINO APRENDIZAGEM FACILITANDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO
DA CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E HABILIDADES PRÓPRIAS, ALÉM DE MELHORAR A INTERAÇÃO COM O
DOCENTE, QUE POR SUA VEZ, TEM AO SEU LADO NOVOS MÉTODOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO.