SABEMOS DA RELEVÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. CONSEQUENTEMENTE, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA TORNA AINDA MAIS SIGNIFICATIVO O NOSSO FAZER DOCENTE, VISTO QUE É A PARTIR DA REFLEXÃO QUE TRANSFORMAMOS NOSSA AÇÃO. PORTANTO, PROCESSO FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DO SABER-FAZER DOCENTE. O PRESENTE RELATO CENTRA-SE NA EXPERIÊNCIA VOLTADA À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS EM CICLO ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM FORTALEZA. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE FAIXA ETÁRIA ENTRE 6 E 7 ANOS. O OBJETIVO DO ESTUDO É ESTIMULAR A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE FORMA SIGNIFICATIVA UTILIZANDO COMO RECURSO O UNIVERSO NO QUAL A CRIANÇA ESTÁ INSERIDA. PARA O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZAMOS UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUE VISOU APROFUNDAR A TEMÁTICA EM QUESTÃO, REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS IMPORTANTES DE AUTORES COMO: SOARES(2017); MORAIS (2012); GARCIA (2015), DENTRE OUTROS ESTUDOS QUE TRATAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO COMO FERREIRO (2011). A EXPERIÊNCIA PERMITIU ENQUANTO EDUCADORA RE(PENSAR) POSTURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, FATO QUE SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO DIANTE DAS NECESSIDADES QUE SURGEM NO COTIDIANO ESCOLAR. E AINDA, POSSIBILITOU EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SIGNIFICATIVAS UTILIZANDO O UNIVERSO LETRADO RELACIONADO AO MEIO SOCIAL EM QUE AS CRIANÇAS VIVIAM.