BUSCAR ALTERNATIVAS QUE MELHOREM O ENSINO DE CIÊNCIAS TORNA-SE CADA VEZ MAIS RELEVANTE, VISTO QUE, O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM ATRAÍDO CADA VEZ MENOS OS ESTUDANTES. A LITERATURA DE CORDEL POR SE TRATAR DE UM TIPO DE TEXTO BASTANTE TRABALHADO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR SER UM GÊNERO TÍPICO DA CULTURA NORDESTINA E POR SER UM GÊNERO LITERÁRIO DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO, SE MOSTRA UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA INSERIR-SE NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DO 5º (QUINTO) ANO. O INTUITO DESTE ESTUDO FOI TRABALHAR AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 5º (QUINTO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA BASEOU-SE EM APLICAR UMA AULA COM A UTILIZAÇÃO DE CORDÉIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS EM CIÊNCIAS. A AULA FOI DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: A) APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA DE CORDEL; B) LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA DOS CORDÉIS ELABORADOS PARA ESTA AULA; C) DISCUSSÃO SOBRE OS CONTEÚDOS ABORDADOS COM O USO DOS CORDÉIS; D) AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES. VERIFICOU-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL PODE SER UMA EXCELENTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA SER UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DOS CORDÉIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PROMOVEU UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS. OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES DEMONSTRARAM UM GRANDE ENVOLVIMENTO COM OS TEXTOS EM CORDEL. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL PODE SER UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA FUGIR DO PRAGMATISMO PRATICADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E PROMOVER UM MAIOR DINAMISMO ENTRE OS DISCENTES.