ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OS SABERES DE EXPERIÊNCIA FEITO DA INFÂNCIA EM TERRITÓRIO DE TERRA FIRME: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO CRITICO-TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, TRABALHO REALIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/ICSEZ-UFAM, COM APOIO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS – FAPEAM, PIBIC/PAIC. O OBJETIVO DA PESQUISA ERA INVESTIGAR OS SABERES DE EXPERIÊNCIA FEITO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE RURAL LOCALIZADA EM TERRITÓRIO DE TERRA FIRME NO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM), CONSIDERANDO AS VOZES DA INFÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO CRITICO-TRANSFORMADOR. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018 A JULHO DE 2019 EM UM CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL LOCALIZADO EM UMA COMUNIDADE DO CAMPO COM CRIANÇAS DE 5 ANOS DE IDADE. O TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE FREIRE (1987, 2001), ARROYO (2012), SAUL (2009). AS ETAPAS DA PESQUISA FORAM: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PESQUISA DE CAMPO COM A UTILIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENTREVISTAS COM OS PAIS E PROFESSORES E DIÁLOGOS COM AS CRIANÇAS EM RODA DE CONVERSA POR MEIO DE DESENHOS ELABORADOS POR ELAS. O ESTUDO APONTA QUE AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE AMAZÔNICA DE TERRA FIRME TÊM SABERES ORIUNDOS DE SUAS INTERAÇÕES SOCIOCULTURAIS, PORTANTO O SABER DE EXPERIÊNCIA DAS CRIANÇAS ARTICULADO AO CURRÍCULO CONTRIBUI PARA TRABALHAR QUESTÕES LOCAIS PROBLEMATIZANDO A REALIDADE DAS CRIANÇAS, VISANDO UMA REFLEXÃO CRÍTICA EM CONSONÂNCIA COM A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIOCULTURAL DAS CRIANÇAS.