Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO RACIAL

Palavra-chaves: IDENTIDADE RACIAL, EDUCAÇÃO, RACISMO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61508
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4448
    "inscrito_id" => 8637
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO RACIAL"
    "resumo" => "ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, PARA TAL, FOI USADA UMA BASE BIBLIOGRÁFICA DE PESQUISA, NAS QUAIS UTILIZAMOS OS CONCEITOS DE BRANQUITUDE, BRANQUEAMENTO, ESTEREÓTIPOS DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO, ENTRE OUTROS. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. O TRATAMENTO DOS DADOS FOI FEITO COM A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. OBSERVAMOS QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA, INDEPENDENTE DO GÊNERO, CONTEXTOS E IDADES TINHAM EM COMUM QUE TODOS SE CONSIDERAM PESSOAS NEGRAS OU PARDAS E FALAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM O RACISMO, APONTANDO AS IMPLICAÇÕES PARA A AFIRMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES NEGRAS. APRESENTAREMOS UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DAS QUESTÕES RESPONDIDAS PELOS ENTREVISTADOS, BUSCANDO EVIDENCIAR COMO O RACISMO PRESENTE NAS ESCOLAS PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO E O SUCESSO ESCOLAR DOS ESTUDANTES NEGROS (AS)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE RACIAL, EDUCAÇÃO, RACISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8637_26092019171050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE SOUZA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "mari13_cavalcante@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61508
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4448
    "inscrito_id" => 8637
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO RACIAL"
    "resumo" => "ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, PARA TAL, FOI USADA UMA BASE BIBLIOGRÁFICA DE PESQUISA, NAS QUAIS UTILIZAMOS OS CONCEITOS DE BRANQUITUDE, BRANQUEAMENTO, ESTEREÓTIPOS DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO, ENTRE OUTROS. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. O TRATAMENTO DOS DADOS FOI FEITO COM A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. OBSERVAMOS QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA, INDEPENDENTE DO GÊNERO, CONTEXTOS E IDADES TINHAM EM COMUM QUE TODOS SE CONSIDERAM PESSOAS NEGRAS OU PARDAS E FALAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM O RACISMO, APONTANDO AS IMPLICAÇÕES PARA A AFIRMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES NEGRAS. APRESENTAREMOS UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DAS QUESTÕES RESPONDIDAS PELOS ENTREVISTADOS, BUSCANDO EVIDENCIAR COMO O RACISMO PRESENTE NAS ESCOLAS PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO E O SUCESSO ESCOLAR DOS ESTUDANTES NEGROS (AS)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE RACIAL, EDUCAÇÃO, RACISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8637_26092019171050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE SOUZA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "mari13_cavalcante@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, PARA TAL, FOI USADA UMA BASE BIBLIOGRÁFICA DE PESQUISA, NAS QUAIS UTILIZAMOS OS CONCEITOS DE BRANQUITUDE, BRANQUEAMENTO, ESTEREÓTIPOS DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO, ENTRE OUTROS. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. O TRATAMENTO DOS DADOS FOI FEITO COM A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. OBSERVAMOS QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA, INDEPENDENTE DO GÊNERO, CONTEXTOS E IDADES TINHAM EM COMUM QUE TODOS SE CONSIDERAM PESSOAS NEGRAS OU PARDAS E FALAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM O RACISMO, APONTANDO AS IMPLICAÇÕES PARA A AFIRMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES NEGRAS. APRESENTAREMOS UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DAS QUESTÕES RESPONDIDAS PELOS ENTREVISTADOS, BUSCANDO EVIDENCIAR COMO O RACISMO PRESENTE NAS ESCOLAS PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO E O SUCESSO ESCOLAR DOS ESTUDANTES NEGROS (AS).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.