ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, PARA TAL, FOI USADA UMA BASE BIBLIOGRÁFICA DE PESQUISA, NAS QUAIS UTILIZAMOS OS CONCEITOS DE BRANQUITUDE, BRANQUEAMENTO, ESTEREÓTIPOS DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO, ENTRE OUTROS. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. O TRATAMENTO DOS DADOS FOI FEITO COM A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. OBSERVAMOS QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA, INDEPENDENTE DO GÊNERO, CONTEXTOS E IDADES TINHAM EM COMUM QUE TODOS SE CONSIDERAM PESSOAS NEGRAS OU PARDAS E FALAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM O RACISMO, APONTANDO AS IMPLICAÇÕES PARA A AFIRMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES NEGRAS. APRESENTAREMOS UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DAS QUESTÕES RESPONDIDAS PELOS ENTREVISTADOS, BUSCANDO EVIDENCIAR COMO O RACISMO PRESENTE NAS ESCOLAS PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO E O SUCESSO ESCOLAR DOS ESTUDANTES NEGROS (AS).