O TRABALHO DESCREVE UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO ALTERNATIVO COM A AJUDA DAS PCN'S (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) E TIC'S (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO), TENDO COMO OBJETIVO APRIMORAR O ENTENDIMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METALOLÓGICO O ARTIGO “DIFICULDADES E MOTIVAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADAS EM AÇÕES DO (PIBID/UFS/QUÍMICA)”. UTILIZANDO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, QUE FORAM ELABORADOS DE FORMA AOS ALUNOS AVALIAREM EM DIFERENTES PARÂMETROS SUAS DIFICULDADES, E A PARTIR DOS MESMOS, RELACIONAR COM TIC'S QUE TENHAM MELHOR EFICIÊNCIA EM CADA DIFICULDADE EXPOSTA E ASSIM, MELHORAR A FORMA DE APRENDIZAGEM DA MATÉRIA DE UMA MANEIRA MAIS PRÁTICA E USUAL DOS ALUNOS ATUALMENTE, POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR AS REDES SOCIAIS NESSE PROCESSO É MANTER CERTA PROXIMIDADE COM O ALUNO QUE BUSCA ESSA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NOS SEUS ESTUDOS, E FAZER COM QUE ESSE PROCESSO SEJA MAIS INTERESSANTE, DIVERTIDO E ATÉ PRAZEROSO. DE ACORDO COM O OBTIDO, FOI VISTO QUE, DOS ALUNOS QUE RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO, MAIORIA (84%) PREFEREM A ESCRITA E OBTÊM RESULTADOS MELHORES ESTUDANDO ASSIM E, DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA APRENDIZAGEM, A MATEMÁTICA BÁSICA SE MOSTROU A MAIS REMANESCENTE, MOSTRANDO ONDE DEVEMOS PROCURAR RESULTADOS UTILIZANDO O MÉTODO A SER APLICADO.