O ESTUDO VISA COMPREENDER A IDEIA DE CRIANÇA A PARTIR DO CONCEITO DE PERCEPÇÃO DE MAURICE MERLEAU-PONTY ARTICULADO AO SEU PROCESSO DE ENSINO. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE EM ESTUDOS DA OBRA PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DA CRIANÇA (2006) DE MERLEAU-PONTY, CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, COM ÊNFASE PARA O ENTENDIMENTO DA IDEIA DE COMO SE CONSTITUI A ARTICULAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO E A CRIANÇA VINCULADO À EDUCAÇÃO OS PROCEDIMENTOS PARTIRAM DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE O AUTOR EM ARTIGOS INDEXADOS E AUDIOVISUAIS FRUTO DE SEMINÁRIOS SOBRE A FENOMENOLOGIA E DO MAPEAMENTO DAS IDEIAS DO AUTOR SOBRE CRIANÇA E EDUCAÇÃO. CONSTATOU-SE QUE PARA MERLEAU-PONTY, NA CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA DA PERCEPÇÃO, O CORPO É A FORMA PELO QUAL NOS RELACIONAMOS COM O MEIO, ASSIM COMO O AFETAMOS, POR ELE SOMOS AFETADOS. A AÇÃO DO CORPO E O SENTIR SÃO ELEMENTOS CHAVES DA PERCEPÇÃO. POR ISSO, AS RESPOSTAS DAS CRIANÇAS AOS ESTÍMULOS OCORREM POR MEIO DE ATITUDES, DE MANIFESTAÇÕES EXPRESSIVAS E DA IMITAÇÃO. A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA IMPLICA POR UM LADO UMA RELAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES PARTES DO CORPO DE SI E, POR OUTRO, UMA RELAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. CONCLUI-SE QUE NO ÂMBITO ESCOLAR, AO CONTRÁRIO DA VALORIZAÇÃO DA CORPOREIDADE DA CRIANÇA, É OBJETO DA PRESSÃO DO QUE SE DESEJA PARA ELE, É FRUTO DE MEDIDAS DE CONTROLE DE SUAS EXPRESSÕES, DE SUAS REALIZAÇÕES. É NECESSÁRIO COMPREENDER QUE A CONSCIÊNCIA INFANTIL DIFERE DA CONSCIÊNCIA DO ADULTO, POIS À MEDIDA QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVE OCORRERÃO TRANSFORMAÇÕES E REORGANIZAÇÕES QUE ESTRUTURARÃO A PERCEPÇÃO INFANTIL.