DADA A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FÍSICO NO CONTEXTO SOCIAL, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, O ENSINO DA FÍSICA VEM DEIXANDO DE SE CONCENTRAR ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE NA MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E ALGORITMOS DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS. NOS ÚLTIMOS ANOS, AS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA TÊM PROCURADO RESSIGNIFICAR ESTA DISCIPLINA, APRESENTANDO-A EM UM NOVO CONTEXTO DA SALA DE AULA. ASSIM, ESTA DEVE SER PENSADA COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A COMPREENSÃO NO MUNDO DE HOJE. NESTE SENTIDO, AVALIAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA É UMA ETAPA FUNDAMENTAL POR PARTE DO PROFESSOR, POIS FORNECERÁ UMA VISÃO MAIS AMPLA DE COMO OS ALUNOS DESENVOLVEM SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENTES À ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ESTE TRABALHO TRAZ OS RESULTADOS DA PRIMEIRA FASE DE UM ESTUDO DO GRUPO DE PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA E TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. O ESTUDO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE COMPREENDER O CONTEXTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E REFLETIR SOBRE ESSA REALIDADE PARA SE PROMOVER AÇÕES DIFERENCIADAS. PARA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. OS DADOS FORAM COLETADOS NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DE ENTREVISTA E APRECIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, ENFOCANDO COMO SE DESENVOLVE O PROCESSO AVALIATIVO DOCENTE, E RECEBERAM TRATAMENTO QUALITATIVO, PELA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS ENTREVISTAS E OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ESCOLHIDOS PARA FUNDAMENTAR O TRABALHO.