AS EMOÇÕES TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NA VIDA INFANTIL, POIS, ESTÃO PRESENTES EM TODO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, E EM SUA RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE VIVE. ESTUDOS ACERCA DO TEMA VEM SENDO INTENSIFICADOS COM O PASSAR DOS ANOS DEVIDO SUA RELEVÂNCIA E COMPLEXIDADE, PRINCIPALMENTE POR A FASE INFANTIL SER UM REFLEXO PARA CONSTRUÇÃO DA VIDA DO INDIVÍDUO ADULTO. ESSE ARTIGO, SERÁ APRESENTADA DE QUE MANEIRA AS EMOÇÕES PODEM INFLUENCIAR O PÚBLICO INFANTIL PARA SUA FORMAÇÃO HUMANA NOS TRÊS PILARES QUE ESTÃO INTERLIGADOS COM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EMOCIONAL INFANTIL, SÃO ELES: FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, ONDE BUSCAMOS CONTEÚDOS A CERCA DO TEMA EM ARTIGOS, TESES, DISSERTAÇÕES, LIVROS, ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS E POR MEIO DE TEÓRICOS QUE APRESENTAM CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA. PODE-SE OBSERVAR QUE, O CONTEXTO EMOCIONAL ESTÁ VINCULADO COM AS VIVÊNCIAS DA CRIANÇA, E O TRABALHO DAS EMOÇÕES DESDE CEDO POSSIBILITARIA FATORES POSITIVOS PARA A VIDA ADULTA COMO A DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DE PROBLEMAS DE ORIGEM EMOCIONAL. COM ISSO, COMPREENDEMOS QUE EDUCAR AS EMOÇÕES DESDE CEDO POSSIBILITARIA A POTENCIALIDADE PARA DESENVOLVER UMA VIDA ADULTA COM MENOS PROBLEMAS DE ORIGEM EMOCIONAL. ASSIM, ATRAVÉS DESSA PESQUISA PRETENDEMOS CONTRIBUIR PARA CONTINUAÇÃO DE ESTUDOS APROFUNDADOS ACERCA DO TEMA, A FIM DE QUE OS RESULTADOS VENHAM SER UTILIZADOS PARA RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO EMOCIONAL NAS CRIANÇAS, TENDO EM VISTA O APERFEIÇOAMENTO COGNITIVO DESDE A INFÂNCIA.