O PRESENTE ENSAIO ADVEIO DA DISCIPLINA “POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL” E SE DESENVOLVEU AO LONGO DO SEMESTRE 2018.1. POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO E NATUREZA EXPLORATÓRIA, OBJETIVOU-SE, INICIALMENTE, FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O CARÁTER MUTÁVEL DA EDUCAÇÃO, QUE ACOMPANHA AS TRANSFORMAÇÕES VIVIDAS PELAS PESSOAS NO MUNDO. EM SEGUIDA, APRESENTOU-SE BREVE HISTÓRICO DA GESTÃO PÚBLICA E EDUCACIONAL, CARACTERIZANDO AS REPERCUSSÕES DA POLÍTICA NEOLIBERAL PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. PARA FINALIZAR, SUGERE-SE COMO RESPOSTA AOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS ADVINDOS DA LÓGICA NEOLIBERAL, A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS E DEMAIS ÓRGÃOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AFINAL, PRESSUPÕE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO É GARANTIA DE RESPOSTA AOS PROBLEMAS VIVIDOS POR ESSES SUJEITOS.