ESSE TRABALHO REFERE-SE A INCLUSÃO NO ÂMBITO ESCOLAR, EVIDENCIANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSAS PESSOAS NO PROCESSO DE ACEITAÇÃO DA ESCOLA, SENDO QUE O AMBIENTE ESCOLAR ESTIMULA O CONVÍVIO COM A DIVERSIDADE ALÉM DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO. TENDO COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE OS OBSTÁCULOS QUE AINDA PERSISTEM SOBRE A RECEPTIVIDADE DESSES INDIVÍDUOS, POIS NÃO HÁ ADAPTAÇÃO NA ESTRUTURA ESCOLAR OU PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR SER FUNDAMENTAL. FOI REALIZADO UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA FAZER O PRESENTE TRABALHO, ENFOCANDO NAS DIFICULDADES DE ENCONTRAR ESCOLAS ADAPTADAS COM PESSOAS PREPARADAS PARA LIDAR COM TAIS SITUAÇÕES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A EXCLUSÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. O ENSINO É UM DOS CAMINHOS MAIS IMPORTANTES NA VIDA DE UM INDIVÍDUO, POR ISSO INCLUIR PESSOAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PARA QUE ELAS TENHAM AS MESMAS OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO, É GARANTIDA DESDE A CONSTITUIÇÃO DE 1888 E É FUNDAMENTAL PARA ELAS. NO ENTANTO PARA QUE ISSO OCORRA É PRECISO A COMUNIDADE ESCOLAR ESTÁ PREPARADA, BUSCANDO UMA FORMAÇÃO CONTINUADA, ALÉM DE ESCOLAS COM ADAPTAÇÕES E A FAMÍLIA ENVOLVIDA. POIS ASSIM ELAS VÃO SER INCLUSAS NÃO SÓ NO ÂMBITO ESCOLAR, MAS TAMBÉM NA SOCIEDADE. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE QUE ESSE PROCESSO DE INCLUSÃO MERECE UMA ATENÇÃO MAIOR, E ENVOLVIMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA QUE ESSES INDIVÍDUOS NÃO SEJAM REJEITADOS.