O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR, COM OBSERVAÇÕES DIRECIONADAS ENTRE O DISCURSO DOCENTE E A PRÁTICA AVALIATIVA, PARA ASSIM SE ENTENDER OS PROCESSOS AVALIATIVOS QUE OCORREM E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. VISTO QUE A AVALIAÇÃO ESCOLAR TEM GRANDE VALIA PARA A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS, CONTRIBUINDO PARA A ELABORAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS AVALIATIVOS. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NA CONCEPÇÃO INTERPRETATIVA DOS PROFESSORES, POIS COMUMENTE O DISCURSO DIVERGE DA PRÁTICA DOCENTE EVIDENCIADA EM SALA DE AULA E ASSIM COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DESSA FORMA, INSURGE QUE O TRABALHO AQUI ESTÁ POSICIONADO EM UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEIA-SE EM ALGUNS TEÓRICOS COMO LUCKESI, LIBÂNEO E ESTEBAN QUE VERSAM SOBRE O TEMA. A ANÁLISE ESTÁ SITUADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II, LOCALIZADA NA CIDADE DE IGUATU-CE. COM BASE NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES, AFERIU-SE QUE ELES RECONHECEM O VALOR E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR, PORÉM, O PLANO AVALIATIVO DA ESCOLA DIVERGE DO DISCURSO APRESENTADO POR ELES MESMOS. CONFORME A ANÁLISE, O PROCESSO AVALIATIVO CULMINA AO ENCERRAMENTO DE UM CICLO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. NISTO, OS TÓPICOS AVALIATIVOS ESTÃO CENTRALIZADOS NO UNIVERSO SISTEMÁTICO DA GESTÃO EDUCACIONAL, SEJA NA ESFERA MUNICIPAL ATÉ NACIONAL. CONCLUÍMOS QUE PARA MELHOR CONDIÇÃO AVALIATIVA, OS PROFESSORES TERIAM DE SE APROPRIAR COM FIDEDIGNIDADE DO PROCESSO AVALIATIVO QUE LHES CABEM.