ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO UTILIZAR O JOGO DIDÁTICO “BINGO DAS ORGANELAS” COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, A FIM DE QUE OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MELHOR A RESPEITO DAS ORGANELAS, E ASSIM TORNAR-SE UMA ALTERNATIVA PELO PROFESSOR PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR NESSE CONTEÚDO CONSIDERADO MUITAS VEZES ABSTRATO AOS ALUNOS. A APLICAÇÃO DO TRABALHO EFETUOU-SE EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SITUADA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ. O JOGO FOI ELABORADO COM BASE EM UM OUTRO JOGO SIMILAR, EFETUADA POR UMA PESQUISA REALIZADA ANTERIORMENTE COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO, E CONSTRUÍDO COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES E APLICADO EM TODAS AS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO TURNO DA MANHÃ SOB A SUPERVISÃO DA PROFESSORA RESPONSÁVEL. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS COM BASE NO COMPORTAMENTO DEMONSTRADO PELOS ALUNOS DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO PROPOSTO, E FOI OBSERVADO QUE HOUVE UMA MAIOR INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS À MEDIDA EM QUE ELES BUSCAVAM APRENDER DE FORMA LÚDICA AS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A BIOLOGIA CELULAR, COLOCANDO EM PRÁTICA OS SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS. COM ISSO, ENTENDE-SE QUE AS AULAS DE BIOLOGIA BASEADAS NESSES RECURSOS LÚDICOS PODEM CONTRIBUIR NÃO APENAS PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRIRAM NOVAS EXPERIÊNCIAS, MAS PARA QUE POSSIBILITE UMA FORMA DIFERENCIADA DELES ORGANIZAREM ESSAS EXPERIÊNCIAS COLOCANDO EM PRÁTICA TAMBÉM OS CONCEITOS APRENDIDOS.