O MUNDO, E PRINCIPALMENTE A INFORMÁTICA, ESTÃO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, HAVENDO CADA VEZ MAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS. EM CONTRASTE A ISSO, MUITOS NÃO TÊM ACESSO A ESSAS TECNOLOGIAS, TAMPOUCO ESTÃO APTOS A UTILIZAR ESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A EFICÁCIA DAS METODOLOGIAS PROPOSTAS NO ENSINO DE IDOSOS E OS IMPACTOS SOCIAIS GERADOS A PARTIR DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS NA TERCEIRA IDADE PROMOVIDA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EXECUTADAS PELO PROJETO INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE. A DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO DEVE-SE AO FATO DE QUE MUITOS CURSOS E PROJETOS DE INFORMÁTICA SÃO DESTINADOS A PESSOAS DE FAIXA ETÁRIA VARIADA, DIFICULTANDO A INSERÇÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL, VISTO QUE ESTES POSSUEM FORMA E TEMPO DE APRENDIZADO DIFERENCIADOS. PARA CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS, APÓS A DIVULGAÇÃO DO CURSO, DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS EM TURMAS BÁSICAS E AVANÇADA E REALIZAÇÃO DAS AULAS ORGANIZADAS DIDATICAMENTE, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS PARA QUE FOSSEM EXTRAÍDOS OS DADOS PARA ANÁLISE DISCUTIDA NO ARTIGO. ATUALMENTE, EM SUA OITAVA EDIÇÃO, O PROJETO JÁ INCLUIU DIGITALMENTE CERCA DE QUINHENTAS PESSOAS. POR ESSA RAZÃO, AO DECORRER DO CURSO OBTIVERAM-SE INFORMAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO ADEQUAÇÃO DAS AULAS AO RITMO DE SEUS APRENDIZADOS E NECESSIDADES. COM BASE NA PESQUISA EFETUADA, CONCLUI-SE QUE ALÉM DE REALIZAR A INCLUSÃO DIGITAL, OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POSSIBILITAM AOS PARTICIPANTES NOVAS FORMAS DE ACESSO À INFORMAÇÃO QUE GERAM AUTONOMIA E MELHORA DA AUTOESTIMA MEDIANTE A INSERÇÃO NO MUNDO TECNOLÓGICO, QUE ANTERIORMENTE NÃO PERTENCIA ÀS SUAS REALIDADES.