SÃO DIVERSAS AS METODOLOGIAS CAPAZES DE DINAMIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA FAZENDO COM QUE O MESMO SE TORNE MAIS INTUITIVO, ABRANGENTE E EFICAZ. ATUALMENTE HÁ UM GRANDE DÉFICIT NESSE ENSINO, UMA VEZ QUE TEMAS MAIS ABSTRATOS COMO A GENÉTICA PODEM SE TORNAR DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS, UMA VEZ QUE TAL TEMÁTICA, NÃO É MUITO VISTA NA REALIDADE DO MESMO. A PARTIR DISSO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PODE DESMISTIFICAR ESSES TEMAS ABSTRATOS E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS MESMOS. ENTRE ESSES NOVOS MÉTODOS, HÁ O USO DE JOGOS EM SALA DE AULA, QUE TÊM POR FINALIDADE TRABALHAR CONTEÚDOS MAIS DENSOS DE MANEIRA SIMPLES, DESCONTRAÍDA E LÚDICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, E PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, ESPECIFICAMENTE A TEMÁTICA TRANSGENIA. PARA ISSO, FOI UTILIZADA UMA ESTRUTURA QUE SIMULAVA A DUPLA HÉLICE DO DNA ONDE OS ALUNOS PODERIAM FAZER A DISPOSIÇÃO DAS BASES NITROGENADAS DE ACORDO COM UMA CARACTERÍSTICA DE INTERESSE. TRATANDO-SE DE UM JOGO DE PERCURSO, FORAM ESTIPULADAS ALGUMAS REGRAS AS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM SEGUIR, ESSAS REGRAS SE BASEAVAM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM PRODUTO TRANSGÊNICO QUE IA DESDE A EXTRAÇÃO DE UMA CARACTERÍSTICA DE INTERESSE DE UM ORGANISMO ATÉ A INSERÇÃO DESSA CARACTERÍSTICA EM OUTRO. DESSA FORMA OS ALUNOS PUDERAM VISUALIZAR NA PRÁTICA TANTO O PROCESSO DE CRIAÇÃO, QUANTO O FUNCIONAMENTO DE UM TRANSGÊNICO, BEM COMO COLOCAR EM PRÁTICA ESSES CONHECIMENTOS DURANTE A EXECUÇÃO DO JOGO.