ESTE ESTUDO TRAZ UMA ANÁLISE SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO TERTULINO LOPES, A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. O PONTO DE PARTIDA PARA A INVESTIGAÇÃO FOI O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO OCORRE, O ENSINO E A APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO TERTULINO LOPES - ITAJÁ/RN, A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO? O ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TEM COMO TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO BUSCOU-SE UM APORTE TEÓRICO EM LIBÂNIO (2009), DELORS (1999), MORIM (2001) E CARVALHO (2006). ESTA PESQUISA FOI REALIZADA, A FIM DE SE FAZER UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, COM A FINALIDADE DE VERIFICAR AS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE QUALIDADE, E AO MESMO TEMPO, REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE, COM AÇÕES SUBSIDIADA PELO PPP, POIS NELE DEVE CONTER TODO O LEGADO E ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM A REALIZAÇÃO DE UM FAZER DOCENTE EDUCATIVO, EM QUE TODOS OS ALUNOS TENHAM OS MESMOS DIREITOS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.