PROPOMO-NOS, NESTE ARTIGO, A PROMOVER UMA REFLEXÃO A RESPEITO DOS PROCESSOS DE LEITURA, ESCRITA E INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO COMO PANO DE FUNDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO, REPRESENTADOS AQUI POR ÉMILE BENVENISTE (1976, 1989) E MIKHAIL BAKHTIN (1981, 1997). TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA NO ESTUDO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA ENQUANTO PROCESSO DE ENUNCIAÇÃO, NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. ALÉM DESSES TEÓRICOS FUNDAMENTAIS, APOIAMOS NOSSA DISCUSSÃO TAMBÉM EM KOCH (2003, 2008), FAZENDA (2002, 2008, 2011), MORIN (2000), GUSDORF (2006), JAPIASSÚ (1976), GERALDI (1985), MEDINA (2007), PAVIANI (2008) E FLORES (2005, 2009). O CORPO DO ESTUDO SE DIVIDE EM TRÊS TÓPICOS: INTERDISCIPLINARIDADE, EM QUE SE APRESENTA OS CONCEITOS MAIS RELEVANTES ACERCA DESSE TERMO; LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO E SUBJETIVIDADE - EM QUE SE BUSCA REFLETIR SOBRE A ENUNCIAÇÃO ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES E COMO O ALUNO SE SITUA DENTRO DESSE PROCESSO; PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA EM QUE SE FAZ REFERÊNCIA A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA E DE TEXTO ASSUMIDAS; LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR – NESTA SECÇÃO SÃO DISCUTIDAS AS RELAÇÕES ESTREITAS ENTRE LEITURA E ESCRITA, CONTEMPLANDO OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS, SOCIOCULTURAIS E PSICOLÓGICOS ENVOLVIDOS NO DIÁLOGO ENTRE ELAS, E A NECESSIDADE DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR AO SE MEDIAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA.