NA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS PODEMOS PERCEBER QUE A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES, ASSIM, NAS ESCOLAS NÃO SERIA DIFERENTE. NÓS PODEMOS E DEVEMOS USAR A TECNOLOGIA COMO ALIADA NO ENSINO, PARA QUE DESTA FORMA OS ALUNOS AMPLIFIQUEM SEUS CONHECIMENTOS E DESENVOLVAM UMA MANEIRA PARA MELHOR COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SOBRE PROBLEMAS MATEMÁTICOS PROPOSTOS. A LINGUAGEM PASCAL, POR SUA VEZ, É UMA ÓTIMA FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ISTO POR CONTER COMANDOS BÁSICOS E FÁCEIS DE SER USADOS E COMPREENDIDOS. ESTA LINGUAGEM FOI CRIADA COM O INTUITO DE SER UMA FACILITADORA, UM MEIO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO. UMA ÓTIMA FERRAMENTA A SER UTILIZADA COMO RECURSO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. OS ASSUNTOS DE MÉDIA, MODA E MEDIANA SÃO ASSUNTOS ESTUDADOS NO ENSINO MÉDIO E POR SE TRATAR DE MEDIDAS ADQUIRIDAS DE UM CONJUNTO DE DADOS É UM BOM TEMA PARA SE TRABALHAR UTILIZANDO A LINGUAGEM PASCAL. NOSSO INTUITO NESTE TRABALHO FOI, ALÉM DE DISCUTIRMOS A LINGUAGEM PASCAL, SEU USO E O APLICATIVO PASCALZIM, SUGERIR UMA PROPOSTA DE AULA A SER TRABALHADA COM OS ASSUNTOS MATEMÁTICOS CITADOS.