AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PODEM SER DEFINIDAS COMO MOVIMENTOS ENGAJADOS NA RENOVAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA COM O OBJETIVO DE ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO DE CONHECIMENTO QUE SÃO ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. NESTA PERSPECTIVA, O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É CONHECER AS DIFERENTES ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA MODERNA NO LÓCUS ESCOLAR, NOS MOSTRA AO LONGO COMO ELA PASSOU POR DIVERSOS PARADIGMAS POR CAUSA DAS SUAS RELAÇÕES COM AS SITUAÇÕES ECONÔMICAS SOCIAIS E POLÍTICAS QUE O BRASIL PASSOU DURANTE O ÚLTIMO SÉCULO. NESSE SENTIDO E, COMO PRODUTO HISTÓRICO SOCIAL, A EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO POSSUI UMA ESSÊNCIA A PRIORI, OU SEJA, É UM PRODUTO HISTÓRICO SOCIAL, MOLDADO POR HOMENS HISTÓRICOS SOBE CIRCUNSTÂNCIAS HISTÓRICAS. EM VISTA DISSO, A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA ASSUME A CULTURA CORPORAL COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NA ESCOLA, TAL COMO: DANÇA, GINÁSTICA, ESPORTE, JOGOS, LUTAS E CAPOEIRA. A CONCEPÇÃO ADOTADA POR ESSA ABORDAGEM DIRIGE-SE AOS INTERESSES DAS CAMADAS POPULARES, UMA VEZ QUE RESSALTAM VALORES COMO A SOLIDARIEDADE, COOPERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, E LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS MOVIMENTOS, E AFIRMAM QUE A ESCOLA DEVE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS QUE MINIMIZEM AS INJUSTIÇAS SOCIAIS E NÃO QUE AS REFORCEM.