A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FOI IMPLANTADA NO ESTADO DO CEARÁ-BRASIL NO ANO DE 2008 OBJETIVANDO DISPONIBILIZAR AOS JOVENS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ALÉM DE OPORTUNIZAR À SOCIEDADE PROFISSIONAIS DE EXCELÊNCIA E COM COMPETÊNCIA PARA DESENVOLVER VÁRIAS FUNÇÕES NA ECONOMIA E CONSEQUENTEMENTE NO SETOR PRODUTIVO. A PESQUISA TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA SERRA DA IBIAPABA, BUSCANDO EM SUAS FALAS COMO PERCEBEM A INTERDISCIPLINARIDADE E A INTEGRALIDADE NAS ESCOLAS PESQUISADAS E A INSERÇÃO DOS ALUNOS NO MERCADO DE TRABALHO. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, DA ANÁLISE DAS ENTREVISTAS E DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, CONCLUÍMOS QUE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ESTÁ ESTRUTURADA NA INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS ENTRE AS ÁREAS TÉCNICA E GERAL, DESENVOLVIDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR PELA PEDAGOGIA DE PROJETOS, HAVENDO DESSA FORMA A INTEGRALIDADE DOS CONHECIMENTOS CONFERINDO SENTIDO DE UNIDADE PARA OS EDUCANDOS.