ESTE TRABALHO PROBLEMATIZA AÇÕES DESENVOLVIDAS DENTRO DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS EM MOVIMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO ALTERIZANTE”, DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS BLUMENAU. PARA TAL, APRESENTA UM DEBATE SOBRE O COMPROMISSO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES CONCERNENTES ÀS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ATUAL, SENDO ESTE UM DOS BRAÇOS DO REFERIDO PROJETO. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM REALIZADAS TRÊS DIFERENTES AÇÕES, UM CINE DEBATE E UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, AMBAS DENTRO DO CAMPUS BLUMENAU, E UMA OFICINA PROMOVIDA EM CONJUNTO COM UMA ESCOLA ESTADUAL, TAMBÉM EM BLUMENAU. ESTAS AÇÕES PROVOCARAM DEBATES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E TAMBÉM DE DESQUALIFICAÇÃO DESTE CAMPO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SEUS EFEITOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, COMBATE ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO, DO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ENTRE OUTRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO E SEGURANÇA PÚBLICA), ALÉM DE ABARCAR AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS ATRELADOS A ESSA ESFERA DO CONHECIMENTO.