O TRABALHO EXPOSTO OBJETIVA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS RESULTANTES DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA,
A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES ESTABELECIDAS PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM UMA
INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CARPINA – PE. A RESIDÊNCIA SE
TORNOU DE UM VALOR FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SABENDO-SE QUE, A REALIZAÇÃO DO ATO DE
ENSINAR É FUNDAMENTAL PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR. OS RESIDENTES TÊM COMO INSTIGAÇÃO A
EXECUÇÃO DOS CONCEITOS VISTOS PARA A ELABORAÇÃO DE TÁTICAS MAIS DINÂMICAS PARA O ENSINO DA
GEOGRAFIA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO INDICARAM QUE O PRP OPORTUNIZA A FORMAÇÃO DOS
FUTUROS DOCENTES E FAZ COM QUE OS ALUNOS ENVOLVIDOS ADQUIRAM CONHECIMENTO DE FORMA EFETIVA,
FUNDAMENTADO NAS PLURALIDADES DE INTERVENÇÕES, NAS OBSERVAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
GEOGRÁFICO E NO USO DAS LEITURAS DO MUNDO REAL. VALE REFERIR QUE A ESCOLA CAMPO TEM ABRAÇADO O PRP
ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS CAMINHAM DISPOSTOS A INTERDISCIPLINARIDADE, COM VISTAS A PROMOVER UM
ENSINO DINÂMICO E MAIS EFICAZ. OS FRUTOS, ATÉ AGORA ALCANÇADOS, SÃO NOTADOS NO COTIDIANO DOS
ESTUDANTES. ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA DESENVOLVEMOS NA ESCOLA ATIVIDADES MAIS LÚDICAS, DINÂMICAS, ALÉM
DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO VISANDO DIFERENCIAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NESSE SEGUIMENTO, NOS ESPELHAMOS EM
TEÓRICOS COMO: SANTOS (2012), SCHULMAN (1992), FREIRE (1997) ENTRE OUTROS. ASSIM, O TRABALHO AQUI
APRESENTADO NOS PROPORCIONA UMA REFLEXÃO SOBRE O PRP APLICADO NO CONTEXTO DA REALIDADE ESCOLAR,
ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.