A PERSISTÊNCIA DE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE SUJEITOS ESCOLARES NA CONDIÇÃO DE ANALFABETOS OU ANALFABETOS FUNCIONAIS MUITO SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA DIFERENTES ESTUDOS. ESSE FENÔMENO TEM SIDO NOMEADO DE FRACASSO ESCOLAR. É, TAMBÉM, POR CONTA DESTE CENÁRIO QUE INÚMEROS PACTOS, PROJETOS E PROGRAMAS TÊM SIDO CRIADOS. MAS, POR ORA, A CENA PERMANECE A MESMA. ESTE ARTIGO, PORTANTO, TRAZ OS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA EM NÍVEL DE DOUTORAMENTO, A QUAL TEM COMO OBJETO DE ESTUDO OS FATORES QUE PODEM INTERVIR NEGATIVAMENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; E COMO OBJETIVO GERAL: CARACTERIZAR A NATUREZA DOS FATORES QUE PODEM CONCORRER PARA O CUSTO SEVERO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. DESDE ENTÃO, É NECESSÁRIO ESCLARECER QUE NÃO FAZEM PARTE DESTE ESTUDO CRIANÇAS QUE APRESENTEM ALGUM TIPO DE COMPROMETIMENTO QUE POSSA JUSTIFICAR SUA NÃO APROPRIAÇÃO DA ESCRITA. RESSALVA-SE, TAMBÉM, QUE NÃO SE TEM A PRETENSÃO DE SOLUCIONAR QUESTÃO TÃO COMPLEXA. O INTUITO É CONTRIBUIR PARA A SUA COMPREENSÃO E, QUEM SABE, A PARTIR DAÍ INSPIRAR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.