ESSE ESTUDO FOI ELABORADO A PARTIR DA PESQUISA DOS PRESSUPOSTOS AO PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UM DOCUMENTÁRIO DA NARRATIVA DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA E PROPÕE DISCUTIR AS APROXIMAÇÕES E OS DESAFIOS À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE TEM COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO A PESQUISA NARRATIVA. A COLETA DE DADOS VALEU-SE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E DE OBSERVAÇÕES EM COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. A PESQUISA PARTE DA CONSTATAÇÃO DE QUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA É BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NÃO É CONHECIDA E UTILIZADA DE FORMA CONSCIENTE NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DA ESCOLA, MAS ALGUNS DE SEUS PRESSUPOSTOS PODEM SER OBSERVADOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA ESTRUTURAÇÃO DE SEU CURRÍCULO REAL E POSSIBILITAM IMPORTANTES REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE.