O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) TEM REPERCUTIDO NOS ESPAÇOS ESCOLARES, DESDE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATÉ SUAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. CHASSOT (2000), EM SEUS ESTUDOS, NOS FALA QUE O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, REPRESENTA O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE FACILITARIAM AOS HOMENS E MULHERES FAZER UMA LEITURA DO MUNDO ONDE VIVEM. O TRABALHO FOI ELABORADO COM INTUITO DE INVESTIGAR O QUE OS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO, DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I ENTENDEM POR ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, COMO SUA FORMAÇÃO INICIAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS E QUAIS OS BENEFÍCIOS SUA PRÁTICA, COM O ENSINO DE CIÊNCIAS, TRAZ PARA SALA DE AULA. O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES FOI ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM AS DOCENTES. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO NA CIDADE DE SÃO LUIS – MA. COM A PESQUISA, PODEMOS SINALIZAR AO ATENTARMOS ÀS RESPOSTAS DAS PROFESSORAS QUE O TERMO AC AINDA NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO EM SEUS REPERTÓRIOS. CONTUDO, TRÊS DE CINCO PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSEGUEM DÁ DEFINIÇÃO AO TERMO. HÁ PRÁTICAS VOLTADAS PARA AS VIVÊNCIAS E REALIZAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS, PARA QUE O ALUNO COMPREENDA O QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO E CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO ESTUDADO COM SUA REALIDADE. A PESQUISA RESULTOU EM IDEIAS DE COMO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SE APRESENTA NESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CONCORDAMOS, QUE PARA TORNAR MAIS EXPLICITA A PERCEPÇÃO DE COMO A AC MOTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIDADÃOS, É ADEQUADO CONHECERMOS A VISÃO, SOBRE CIÊNCIA, APRESENTADA PELOS ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO CORPO ESCOLAR.