A MORFOSSINTAXE É A COMPILAÇÃO DOS ESTUDOS MORFOLÓGICOS E SINTÁTICOS DE UMA LÍNGUA, CUJO ENSINO É COMPROMETIDO, BEM COMO OUTROS ESTUDOS, UMA VEZ QUE O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARECE NÃO DECOLAR NO ENSINO REGULAR DE BOA PARTE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. O DESAPREÇO DOS ESTUDANTES E O DESPREPARO DE MUITOS DOCENTES SÃO FATORES QUE MUITO CONTRIBUEM PARA O FRACASSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI BUSCAR ALGUMAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DOS FATORES QUE LEVAM ESSE PROCESSO A SER UM MALOGRO E SUGERIR POSSÍVEIS SOLUÇÕES NA TENTATIVA DE SANAR OS DESCASOS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. ESTE TRABALHO CONTEMPLA UMA PESQUISA QUALITATIVA E FOI ELABORADO A PARTIR DE MATERIAIS PUBLICADOS EM ARTIGOS, DISSERTAÇÕES, TESES, LIVROS, ALÉM DE ALGUNS SITES CIENTIFICAMENTE CONFIÁVEIS. OS RESULTADOS MOSTRARAM O QUE DIVERSAS PESQUISAS APONTAM: NA REDE DE ENSINO REGULAR DAS ESCOLAS – TANTO PÚBLICA QUANTO PARTICULAR – O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA É DEFASADO E FRACO, O QUAL, BASICAMENTE, PREPARA OS ESTUDANTES COM UM INGLÊS VISANDO A APROVAÇÕES EM VESTIBULARES, E NÃO PARA FLUÊNCIA. PORTANTO, PARA QUE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MELHORE E SEJA EFICAZ, É NECESSÁRIO QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM ADOTADAS, ALÉM DE OUTRAS MEDIDAS QUE VISEM AO MESMO PROPÓSITO.