ESTE ARTIGO PRETENDE RELACIONAR A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E A CULTURA BILÍNGUE DA COMUNIDADE SURDA. BUSCAMOS CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO SOBRE A QUESTÃO DO PRECONCEITO E RACISMO COM OS NEGROS, INDÍGENAS E SURDOS. TRATAMOS DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE SURDA E SEU DIREITO A UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA QUE POSSAMOS ENTENDER QUE OS SURDOS SÃO SUJEITOS CULTURAIS, CAPAZES DE CONVIVER SOCIALMENTE. ATENDENDO AO DIREITO DOS SUJEITOS NEGROS E INDÍGENAS DE SEREM RESPEITADOS EM SUAS CULTURAS E IDENTIDADES RELACIONAMOS AO ENSINO DA LITERATURA PARA COMUNIDADE SURDA. PARA TANTO, BUSCAMOS FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAR UMA DISCUSSÃO QUE RELACIONA AS TEMÁTICAS ABORDADAS NESTE ARTIGO, ENTRE OS AUTORES UTILIZADOS ESTÃO, COSTA (2010), CAPAVILLA (2001), CANDIDO (2004), DUARTE (2001), ENTRE OUTROS.