A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTA-SE COMO UM CAMINHO QUE AINDA A SER DESVELADO E APROFUNDADO NA ÁREA DA PESQUISA CIENTÍFICA, EMBORA SE TENHA LEIS E RESOLUÇÕES QUE GARANTAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL. ASSIM, O ESCOPO DO NOSSO ESTUDO É PESQUISAR NA LITERATURA, AUTORES QUE DISCUTEM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS, COM DESTAQUE PARA A REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DESTACARÃO TAMBÉM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS E CONCLUIREMOS COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA QUE A PARTIR DESSE APROFUNDAMENTO, POSSAMOS REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE ASPECTOS CONCEITUAIS, HISTÓRICOS E LEGAIS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO ESCOLAR E NA VIDA DOS SUJEITOS/ALUNO QUE SE ENCONTRAM NESSE NÍVEL DE ESCOLARIDADE. ASSIM, ENTENDEMOS SER PREMENTE O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO, POIS O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVE E LEVA O SUJEITO/ALUNO A TRILHAR UM CAMINHO CRITERIOSO E DELICADO QUE O TORNA SUJEITO DA SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO. PARA TRILHARMOS OS PERCURSOS DESSE ESTUDO REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA VISLUMBRANDO ENCONTRAMOS EM AUTORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS APORTE TEÓRICO PARA ESTA PESQUISA. BEM COMO DESCORTINAR AOS NOSSOS OLHOS, DA COMUNIDADE ACADÊMICA BEM COMO DA COMUNIDADE DE UM MODO GERAL, COMO ENCONTRA-SE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.