ESTE É UM ESTUDO QUANTITATIVO QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O HISTÓRICO E O PERFIL DOS ACADÊMICOS DOS DIVERSOS CURSOS OFERECIDOS POR UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA RJ, QUE SÃO ASSISTIDOS PELO DEPARTAMENTO DE SUPORTE AO ALUNO. OS ACADÊMICOS FORAM SELECIONADOS E CARACTERIZADOS COMO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SENDO, A PARTIR DISSO, ANALISADOS DADOS COMO SEXO, IDADE, PERÍODO, CURSO, PATOLOGIAS PREVALENTES, PROFISSIONAIS COMUMENTE ENVOLVIDOS NO PROCESSO INCLUSIVO, E AS CONDUTAS PROPOSTAS PELA EQUIPE. FORAM ANALISADOS OS PRONTUÁRIOS DE 12 GRADUANDOS, SENDO ELES 06 HOMENS E 06 MULHERES, COM IDADES ENTRE 21 E 63 ANOS. DESTES, 01 CURSANDO O SEGUNDO PERÍODO, 04 NO TERCEIRO PERÍODO, 02 NO QUARTO PERÍODO, 03 NO QUINTO PERÍODO, 01 NO SEXTO PERÍODO E 01 NO SÉTIMO PERÍODO. OS CURSOS NOS QUAIS OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS SÃO 03 EM ENGENHARIA MECÂNICA, 01 ENGENHARIA ELÉTRICA, 01 EM DIREITO, 02 EM ENFERMAGEM, 03 EM FISIOTERAPIA, 01 EM FONOAUDIOLOGIA E 01 EM ARQUITETURA. AS PATOLOGIAS FORAM TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE), TAG (TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA), BURNOUT, SÍNDROME DE IRLEN, DEPRESSÃO E DOENÇA CONGÊNITA COM VISÃO SUBNORMAL, SENDO AS MAIS PREVALENTES: TAG E TDAH. DOS 12 ALUNOS ATENDIDOS, 7 FORAM ENCAMINHADOS A PRIORI PELO PROFESSOR, AO OBSERVAR A NECESSIDADE ESPECIAL DO ALUNO. PROFISSIONAIS COMO PSICÓLOGO, FONOAUDIÓLOGO E PEDAGOGO E ASSISTENTES SOCIAIS, FORAM OS REFERENCIADOS PRODUZINDO ENTÃO PROPOSTAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR NA IES (INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR).