A EDUCAÇÃO ESTÁ NO CERNE DE TODA A SOCIEDADE QUE ALMEJA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, POIS É ATRAVÉS DELA QUE SE TORNA POSSÍVEL ADQUIRIR, PRODUZIR, FORMAR E (RE)FORMAR O CONHECIMENTO QUE É TÃO CARO AO HOMEM. NESSE INTERIM, ASSUME PAPEL FUNDANTE O PROFESSOR, TENDO EM VISTA SER O SUJEITO QUE CARREGA EM SUAS MÃOS O OFÍCIO DO ENSINAR COM O FITO DE PROMOVER O APRENDER. CONTUDO, A ATIVIDADE DOCENTE EXIGE ATRIBUTOS ESSENCIAIS PARA O BEM ENSINAR, DESTACANDO-SE A CRITICIDADE. NOSSO OBJETIVO É DISCUTIR A CRITICIDADE COMO CARACTERÍSTICA NATA DA DOCÊNCIA, BEM COMO QUAL O PANORAMA POLÍTICO BRASILEIRO PARA O SEU EXERCÍCIO. METODOLOGICAMENTE, EMPREGOU-SE O MÉTODO DEDUTIVO, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM ABORDAGENS QUALITATIVAS DOS RESULTADOS. AO FINAL, CHEGOU-SE À CONCLUSÃO QUE A CRITICIDADE DEVE ESTAR PRESENTE NA ATIVIDADE DOCENTE PARA QUE OCORRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTUDO, O CENÁRIO BRASILEIRO ATUAL É DESFAVORÁVEL À POSTURA CRÍTICA DOS DOCENTES, O QUE CONFIGURA UMA VERDADEIRA CRUZADA ANTICRITICIDADE NA EDUCAÇÃO DO PAÍS POR PARTE DA GESTÃO POLÍTICA DO EXECUTIVO FEDERAL.