A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A MUITO TEMPO VEM SE FIRMANDO COMO UM TEMA IMPORTANTE NA ÁREA PEDAGÓGICA, SENDO NECESSÁRIO UM ENTENDIMENTO SOBRE OS CONCEITOS E TENDÊNCIAS REALIZADOS EM SUA PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO BUSCA REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TRABALHOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ, PUBLICADOS DURANTE OS ANOS DE 2015 A 2019 RELACIONANDO ASPECTOS CENTRAIS DE SUAS METODOLOGIAS PARA TRAÇAR UM HORIZONTE DA PESQUISA E APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS. PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). UM PERCENTUAL DE 68% DOS TRABALHOS PESQUISADOS É RELACIONADO A ARTIGOS DE REVISÃO QUE BUSCAM DISCUTIR DADOS DE PROJETOS JÁ REALIZADOS E ASSOCIÁ-LOS AO CONHECIMENTO TEÓRICO DIDÁTICO EM CADA REALIDADE. OS 32% RESTANTES PROPÕEM METODOLOGIAS DIDÁTICAS DE MANEIRA DIRETA QUE PODEM SER RELACIONADOS DE ACORDO COM O PRINCÍPIO UTILIZADO EM SUA PRÁTICA: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, ASSOCIAÇÃO ENTRE TURISMO E PRESERVAÇÃO, ARTÍSTICO-CULTURAL, LÚDICO-DINÂMICO E MÍDIAS DIGITAIS. AS METODOLOGIAS OBSERVADAS BUSCAM RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O MEIO NO QUAL OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, SEJA ESTABELECENDO RELAÇÕES ARTÍSTICAS-CULTURAIS, UTILIZANDO A SOCIALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO OU O INCENTIVO A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. OS DADOS EVIDENCIAM UMA ÁREA EM EXPANSÃO, NA QUAL CADA VEZ MAIS NOVAS METODOLOGIAS SERÃO CRIADAS E APLICADAS EM RAZÃO DO MEIO, O QUE PROPORCIONA UMA ADEQUAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS DO MÉTODO E A REALIDADE NA QUAL ELE É EMPREGADO.