A ESCOLHA DO TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR COMPREENDER E ANALISAR AS PERSPECTIVAS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EDUCADOR SOCIAL NO PROCESSO DE EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE E LIBERDADE ASSISTIDA, BEM COMO HISTORICIZAR O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS REALIZADAS PELOS EDUCADORES SOCIAIS AO LONGO DA MUNICIPALIZAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO; DESLINDAR AÇÕES DESEMPENHADAS PELOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS À SOCIEDADE EM GERAL E PROMOVER O RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL, ENQUANTO FUNÇÃO PREPONDERANTE PARA O PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL. POR SE TRATAR DE ESPAÇOS DE INSERÇÃO DO PEDAGOGO ENQUANTO EDUCADOR SOCIAL NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR, PODE-SE DESTACAR COMO IMPORTANTE NO CONTEXTO, O SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL AO ADOLESCENTE A ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM MEIO ABERTO DA CIDADE DO NATAL, O QUAL É SERVIÇO DE MÉDIA COMPLEXIDADE QUE ATUA JUNTO AOS ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAL, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL (DPSE) DA SECRETARIA MUNICIPAL E TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (SEMTAS). ASSIM SENDO, REAFIRMA-SE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO TRANSVERSAL À POLÍTICA DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NA QUAL SE INSERE O SINASE, CUJAS DIRETRIZES ORIENTARAM AS AÇÕES DURANTE O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO, JUNTAMENTE COM O ECA. ACREDITA-SE QUE A FUNÇÃO EDUCADOR SOCIAL NESSE CONTEXTO NÃO ESCOLAR, SURGE EM RAZÃO DA NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO À DEMANDA EMERGENTE, CUJAS ESPECIFICIDADES, FORAM SENDO CONSTRUÍDAS COM SUA PRÁXIS, E NORTEADAS PELAS LEGISLAÇÕES MENCIONADAS JUNTO À EQUIPE MULTIPROFISSIONAL.