A TEORIA PSICOGENÉTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: UMA INTERVENÇÃO QUE DEU CERTO!
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58835 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1143 "inscrito_id" => 2350 "titulo" => "A TEORIA PSICOGENÉTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: UMA INTERVENÇÃO QUE DEU CERTO!" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO BUSCANDO DESENVOLVER JUNTO A EQUIPE DE PROFESSORES UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ONDE O ENSINO SEJA GUIADO PELOS NÍVEIS DE APRENDIZAGENS ABORDADO PELA TEORIA PSICOGENÉTICA DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY, ALMEJANDO ALCANÇAR A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, EXPRESSO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. E COMO COORDENADORA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CONSTRUÍMOS UM PLANO DE AÇÃO E ESTABELECEMOS DOIS MOMENTOS, SENDO: EPE- ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA ESTUDOS E DE EPAP- ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DA PRÁTICA. O ESTUDO CARACTERIZA-SE NUMA PESQUISA APLICADA, A QUAL REALIZAMOS ATRAVÉS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÓCUS, JUNTO AS CINCO PROFESSORAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GABRIEL DE OLIVEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM-RN, MAIS PRECISAMENTE NA ZONA RURAL, NO POVOADO DE ANINGAS. E EM SEGUIDA ANALISAMOS AS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OS RELATÓRIOS EMITIDOS POR ELAS AO FINAL DO ANO LETIVO. USAMOS COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL DOS ESTUDOS PARA UMA NOVA PRÁTICA A TEORIA PSICOGENÉTICA DE FERREIRO (1999) E PARA ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONVERSAMOS COM PAULO FREIRE (1996), CASTRO, ET AL (2001) E OUTROS. CONCLUÍMOS QUE AS AÇÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS PELA FORMAÇÃO NO CHÃO DA ESCOLA POSSIBILITARAM JUNTO AO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO UMA REORGANIZAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE CONSEGUIMOS VIVENCIAR NOVAS PRÁTICAS E AINDA ORIENTAR TRABALHOS DE CUNHO CIENTÍFICO APRESENTADO EM CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DESTA FEITA, COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONCEBERMOS A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2350_10082019223227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SILVA" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CECAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58835 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1143 "inscrito_id" => 2350 "titulo" => "A TEORIA PSICOGENÉTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: UMA INTERVENÇÃO QUE DEU CERTO!" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO BUSCANDO DESENVOLVER JUNTO A EQUIPE DE PROFESSORES UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ONDE O ENSINO SEJA GUIADO PELOS NÍVEIS DE APRENDIZAGENS ABORDADO PELA TEORIA PSICOGENÉTICA DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY, ALMEJANDO ALCANÇAR A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, EXPRESSO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. E COMO COORDENADORA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CONSTRUÍMOS UM PLANO DE AÇÃO E ESTABELECEMOS DOIS MOMENTOS, SENDO: EPE- ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA ESTUDOS E DE EPAP- ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DA PRÁTICA. O ESTUDO CARACTERIZA-SE NUMA PESQUISA APLICADA, A QUAL REALIZAMOS ATRAVÉS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÓCUS, JUNTO AS CINCO PROFESSORAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GABRIEL DE OLIVEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM-RN, MAIS PRECISAMENTE NA ZONA RURAL, NO POVOADO DE ANINGAS. E EM SEGUIDA ANALISAMOS AS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OS RELATÓRIOS EMITIDOS POR ELAS AO FINAL DO ANO LETIVO. USAMOS COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL DOS ESTUDOS PARA UMA NOVA PRÁTICA A TEORIA PSICOGENÉTICA DE FERREIRO (1999) E PARA ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONVERSAMOS COM PAULO FREIRE (1996), CASTRO, ET AL (2001) E OUTROS. CONCLUÍMOS QUE AS AÇÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS PELA FORMAÇÃO NO CHÃO DA ESCOLA POSSIBILITARAM JUNTO AO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO UMA REORGANIZAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE CONSEGUIMOS VIVENCIAR NOVAS PRÁTICAS E AINDA ORIENTAR TRABALHOS DE CUNHO CIENTÍFICO APRESENTADO EM CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DESTA FEITA, COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONCEBERMOS A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2350_10082019223227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SILVA" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CECAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }