ESTE ARTIGO ABORDA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO BUSCANDO DESENVOLVER JUNTO A EQUIPE DE PROFESSORES UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ONDE O ENSINO SEJA GUIADO PELOS NÍVEIS DE APRENDIZAGENS ABORDADO PELA TEORIA PSICOGENÉTICA DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY, ALMEJANDO ALCANÇAR A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, EXPRESSO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. E COMO COORDENADORA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CONSTRUÍMOS UM PLANO DE AÇÃO E ESTABELECEMOS DOIS MOMENTOS, SENDO: EPE- ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA ESTUDOS E DE EPAP- ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DA PRÁTICA. O ESTUDO CARACTERIZA-SE NUMA PESQUISA APLICADA, A QUAL REALIZAMOS ATRAVÉS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÓCUS, JUNTO AS CINCO PROFESSORAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GABRIEL DE OLIVEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM-RN, MAIS PRECISAMENTE NA ZONA RURAL, NO POVOADO DE ANINGAS. E EM SEGUIDA ANALISAMOS AS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OS RELATÓRIOS EMITIDOS POR ELAS AO FINAL DO ANO LETIVO. USAMOS COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL DOS ESTUDOS PARA UMA NOVA PRÁTICA A TEORIA PSICOGENÉTICA DE FERREIRO (1999) E PARA ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONVERSAMOS COM PAULO FREIRE (1996), CASTRO, ET AL (2001) E OUTROS. CONCLUÍMOS QUE AS AÇÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS PELA FORMAÇÃO NO CHÃO DA ESCOLA POSSIBILITARAM JUNTO AO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO UMA REORGANIZAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE CONSEGUIMOS VIVENCIAR NOVAS PRÁTICAS E AINDA ORIENTAR TRABALHOS DE CUNHO CIENTÍFICO APRESENTADO EM CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DESTA FEITA, COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONCEBERMOS A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO.