ENSINO POR INVESTIGAÇÃO É UM MÉTODO PEDAGÓGICO QUE POSSIBILITA AO ESTUDANTE COMPREENDER AS BASES CIENTIFICAS QUE LEVAM AO CONHECIMENTO. ESTE MODELO ESTIMULA A OBSERVAÇÃO, REFLEXÃO, DISCUSSÃO, COLETA DE DADOS, CRIAÇÃO DE HIPÓTESES, ANÁLISE DE FENÔMENOS E FATOS, BEM COMO A COMUNICAÇÃO DE SEUS RESULTADOS. NESTE TRABALHO INCLUI-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), CONTENDO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, TENDO A BIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, VALORIZANDO O PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESSENCIAL PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
OBJETIVA-SE VERIFICAR A APRENDIZAGEM ACERCA DAS PROPRIEDADES DA ÁGUA ENQUANTO ELEMENTO FUNDAMENTAL AOS SISTEMAS BIOLÓGICOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA.
É UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA DE INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO SESSENTA ESTUDANTES.
A APLICAÇÃO DA SD A PARTIR DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA GARANTIU ADESÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU PAPEL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS QUANDO SUAS AVALIAÇÕES NÃO CONSISTIRAM EM PROVAS TRADICIONAIS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 85% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS ESTUDANTES.
O TRABALHO AQUI DESCRITO, FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE A ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES, SOBRETUDO CONTRIBUI PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERAMOS QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.