A LEITURA REMETE À QUESTÃO DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS CONSTITUÍDOS NO CONTEXTO DE INTERAÇÃO RECÍPROCA ENTRE AUTOR E LEITOR VIA TEXTO. O OBJETIVO DO ESTUDO É INSTIGAR NOS EDUCANDOS HABILIDADES DE LEITURAS LITERÁRIAS, BUSCANDO TORNÁ-LOS MAIS CAPAZES DE ASSOCIAR O CONTEÚDO LINGUÍSTICO DE UM TEXTO COM O CONHECIMENTO PRAGMÁTICO PARA COMPREENDER E ANALISAR ASPECTOS ESTILÍSTICOS, DISCURSIVOS, ESTRUTURAIS E TEMÁTICOS DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO MEIO SOCIAL DO QUAL ELES PARTICIPAM, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DO USO DE ELEMENTOS MIDIÁTICOS TRANSFORMANDO-OS EM LEITORES CRÍTICOS. A ESTE PROPÓSITO, A REFERIDA PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO PESSOA DE BRITO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. OS DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE EM: UMA METODOLOGIA ATIVA E DIVERSIFICADA, QUE CONSISTE EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ANÁLISE CRÍTICA, CONSTRUTIVA E SOCIAL DO EDUCANDO, ATRAVÉS DO ESTUDO INTERPRETATIVO COM TEXTOS LITERÁRIOS E COM SUPORTES TEXTUAIS DE DIVERSOS AUTORES, ESCUTA DE ÁUDIOS, ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS SELECIONADAS, RODAS DE LEITURA COMPARTILHADA, CONSTRUÇÃO DE TEXTOTECA, PALESTRAS, DEBATES, EXPOSIÇÕES ORAIS, SEMINÁRIOS E ENTREVISTAS. PARA TANTO, BUSCOU-SE UMA MUDANÇA DE FOCO NO QUE TANGE À ABSORÇÃO DOS TRADICIONAIS CONTEÚDOS DA LITERATURA, A DE CONTRIBUIR COM A CONDUÇÃO DO DIÁLOGO SOBRE DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LEITURA, ENTRE ESTAS, GRÁFICOS, MAPAS CONCEITUAIS E CRONOLÓGICOS FAVORECENDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.